Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/03/2009 - O Povo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Google quer fim dos perfis hackeados

Por: Dario Gomes

O diretor de Comunicação do Google Brasil garante que a empresa responsável pela maior rede de relacionamento do País está investindo em segurança e dá dicas para os usuários manterem os dados protegidos.

O Google estuda novas ferramentas de segurança capazes de acabar com perfis hackeados no Orkut. Segundo o diretor de Comunicação do Google Brasil, Felix Ximenes, as pesquisas e os investimentos contra os hackers são constantes no sistema de segurança da rede de relacionamento. Ximenes, porém, disse ao O POVO que o número de perfis roubados ou falsos não aumentou de forma expressiva em relação ao número de membros, mas que as medidas contra tais práticas são feitas rotineiramente.

"Obviamente o número de perfis roubados era menor quando o Orkut tinha alguns milhões de usuários. Mas ainda assim, hoje com dezenas de milhões, a porcentagem de contas hackeados continua dentro do limite", afirmou. Para o diretor, o sistema de segurança do Orkut é satisfatório e o roubo de perfis é resultado, sobretudo, do compartilhamento de senhas com outras pessoas ou por meio de programas especializados que se infiltram no computador do usuário. "Se o membro notou um perfil onde nome e fotos pessoais são utilizadas indevidamente, ele pode denunciar o perfil pela ferramenta 'denunciar abuso', no lado esquerdo da tela, abaixo da foto principal", acrescenta Ximenes. "Iremos verificar se houve alteração no perfil, como recados de outros amigos pedindo o cancelamento. Utilizamos a mesma técnica para excluir do sistema perfis de pessoas que já morreram, quando, por exemplo, o perfil é denunciado e encontramos mensagens de condolências", diz Ximenes.

Quanto maior a quantidade de informações precisas fornecidas pelos usuários ao Orkut, maiores as chances do perfil falso ser deletado. "Não solicitamos em nenhum momento dados pessoais como número de celular, CPF. Pelos dados fornecidos seremos capazes de devolver a senha ou apagar um Orkut falso. Nossos profissionais irão analisar a atividade recente e anterior daquela conta e verificar se houve uma alteração no histórico do usuário. Ou seja, se certificar de que a conta foi realmente roubada ou de que ela não pertence a quem a criou de verdade", diz.

A professora de uma escola de Itatira, a 216 quilômetros de Fortaleza, Mônica Carlos, 23, foi vítima de um perfil falso criado com seu nome e fotos. "Passaram a enviar recados para uma jovem como se fosse eu que repassasse. As mensagens continham palavras de baixo calão e insultos para alguém que eu sequer conhecia. Vim tomar conhecimento disso tudo depois que minhas amigas comentaram sobre o perfil", diz Mônica.

O Presidente da Comissão de Informática Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Carlos Eduardo Paez, afirma que crimes como esse têm se tornado comuns no Brasil, uma vez que o país é um dos líderes em acesso à Internet. Paez diz que criar um perfil falso e enviar recados que denigrem a honra ou imagem de alguém é contra a Lei. "Os responsáveis são punidos depois do fato ser comunicado à Polícia, que abre um inquérito. É uma ação penal privada, quando somente a vítima pode denunciar", acrescenta. Os artigos são o 138, 139 e 146 do Código Penal. Um advogado pede ao juiz a quebra do sigilo telemático, ocasionando uma investigação precisa e, se comprovado através de provas técnicas, o criminoso pode ser obrigado a pagar indenização. Segundo Paez, a indenização varia de acordo com o grau de prejuízo causado à vítima.

"Muitos internautas ainda não crêem que tais delitos possam ser resolvidos. Eles não acreditam que a polícia dará a importância devida a crimes cibernéticos e que isso repercutirá somente em grandes gastos com advogado. Mas a alteração no Código Penal em 1998 ajudou a fixar um patamar mínimo de indenização aos usuários da Web. Isso permite que casos como esses não voltem a se repetir e a vítima consiga ser reparada conforme a intensidade em que foi atingida", conclui o advogado.

Formas de recuperar um Orkut

- Se o usuário perdeu a senha do Orkut, mas o e-mail associado é o GMail, ele pode alterar a senha do correio eletrônico do Google através do formulário oferecido pelo próprio site. O reenvio acontece por meio da pergunta secreta e para o e-mail secundário informado no GMail. Se o Orkut é associado ao Yahoo!, é possível se obter a senha respondendo questões como o CEP e data de nascimento cadastrados.

- Se o hacker mudou a pergunta secreta e o e-mail secundário, impossibilitando a recuperação pelo formulário básico, o ideal é preencher o formulário de recuperação de senha específico. Quanto mais informações precisas sobe a atividade da conta forem passadas ao Google, maiores as chances de devolução. Consulte os formulários especializados dos demais serviços de e-mails.

- O usuário ainda pode preencher outro formulário "denunciar abuso", no lado esquerdo do perfil roubado ou falso. Também, para que a conta seja devolvida ou excluída é preciso fornecer o máximo de informações precisas sobre a conta perdida, como data aproximada em que o usuário deixou de utilizá-la. Segundo o Diretor de Comunicação do Google Brasil, não é necessário responder este formulário do computador em que normalmente o usuário acessava o Orkut, basta fornecer o máximo de informações a rede de relacionamentos.

Dicas para um Orkut seguro

- Não clique em links suspeitos. Eles são uma armadilha para direcionar o usuário para um site não seguro.

- Não compartilhe sua senha do Orkut e prefira colocar combinações de letras e números, com algarismos maiúsculos e minúsculos. Uma das formas de criação mais seguras.

- Cuidado com a data de nascimento no Orkut, se ela for a mesma da sua conta de e-mail associada ficará mais fácil ao hacker responder o formulário básico de seu e-mail para depois acessar seu Orkut com a senha já alterada.

- Na pergunta de segurança, selecione interrogações mais difíceis. Evite responder como "qual o nome do seu cachorro?" ou "qual o nome de sua primeira professora?". Qualquer um pode descobrir de você tais informações apenas numa simples conversa aparentemente normal. A mesma dica serve para a senha, evite colocar datas de nascimento, nomes de pessoas, de melhores amigos.

- Uma grande percentual de brasileiros utiliza o serviço lan houses. Confira sempre se a marcação "lembrar meus dados nesse computador" está selecionada antes de fazer login. O ideal é sempre preferir não marcá-la.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 570 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal