Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/02/2009 - AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

SEC acusa Stanford de cometer fraude piramidal


WASHINGTON (AFP) — A SEC, órgão americano correspondente à Comissão de Valores Mobiliários brasileira (CVM), alterou sua denúncia contra o grupo do multimilionário Allen Stanford, para acusá-lo da mesma fraude que Bernard Madoff, segundo o texto da denúncia divulgado neste sábado.

"Durante ao menos uma década (Stanford, seu cúmplice James David e seu grupo) montaram um imenso esquema de Ponzi", indicou a denúncia apresentada na sexta-feira a um tribunal civil de Dallas (Texas, sur), encarregado do caso, e transmitida à AFP neste sábado.

O esquema de Ponzi é um sistema de fraude piramidal pelo qual um fundo usa o dinheiro dos investidores para pagar a eles os juros, sem de fato obter os rendimentos prometidos. Em uma fraude deste gênero, o nova-iorquino Bernard Madoff arrecadou 50 bilhões de dólares, antes de ser descoberto em dezembro.

"Com esta prática, se apropriaram de forma ilegal de milhares de milhões de dólares de fundos de investimentos e falsificaram a contabilidade da Stanford Internacional com o único fim de dissimular seu roubo", acrescentou a SEC.

O órgão destacou que Stanford e Davis arrecadaram até fevereiro de 2009 ao menos 1,6 bilhão de dólares dos investidores mediante empréstimos fictícios a Stanford e "investiram" uma quantia indeterminada de fundos de investimentos em ativistas especulativas (...) controladas por Stanford".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 184 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal