Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/02/2009 - Diário Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Venezuela: 14 bancos multados por fraudes electrónicas


O Instituto para a Defesa das Pessoas no Acesso a Bens e Serviços (INDEPABIS) anunciou, sexta-feira, que aplicou multas a 14 instituições bancárias venezuelanas, num valor de 574.215,92 bolívares fortes (aproximadamente 210 mil euros) por fraude electrónica.
Em comunicado, o INDEPABIS (antigo Instituto de Defesa do Consumidor) explica que foram emitidas 59 notificações por denúncias efectuadas, correspondendo as multas a 52 casos em que se registou reincidência de faltas por parte das entidades bancárias e porque se esgotou a via de conciliação.

A maioria das denúncias são por clonagem de cartões (crédito e débito), subtracção de dinheiro em caixas automáticas (Multibanco), tanto em contas à ordem como de poupança e falsificação de cheques.

Segundo o INDEPABIS, as instituições bancárias debitaram indevidamente 220.879,42 (aproximadamente bolívares fortes 80.300 euros) ao longo dos anos 2006, 2007 e 2008.

Nos próximos 15 dias, deverão efectuar o pagamento das multas ou recorrer da decisão os bancos Banesco, Mercantil, Venezuela, Caroní, Fondo Común, Occidental de Desconto, Del Sur, Provincial, Corp Banca, Mi Casa, Industrial, Guayana, Nacional de Crédito e Central.

Alguns destes bancos foram sancionados em 2008, quando o INDEPABIS impôs 160 multas a 17 instituições bancárias por dinheiro debitado sem consentimento do cliente.

O valor recebido pelas multas reverterá a favor do Serviço Autónomo Fundo Nacional de Conselhos Comunais (antigas associações de vizinhos), organismo que provê recursos para que as comunidades realizem obras comunitárias.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 222 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal