Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/02/2009 - Gazeta Mercantil / Investnews Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

TECNOLOGIA: Nossa Caixa implanta sistema contra fraudes


O Banco Nossa Caixa colocou em funcionamento um sistema de prevenção a transações financeiras fraudulentas que integra redes neurais e informações de operações realizadas por meio de cartão de débito e do NetBanking. O sistema opera como um "cérebro eletrônico" que interage com uma ampla base de informações constituída a partir da correlação de dados provenientes dos canais de atendimento, tipos de transações e locais comumente usados pelos clientes, além do controle realizado pelas redes neurais e implementação de regras de negócios.

O monitoramento ininterrupto desse conjunto de informações age como um filtro ultrassensível, capaz de reconhecer operações com indícios de fraude e evitar sua realização. No mercado bancário, a detecção e prevenção de fraudes são usuais em transações feitas por meio de cartão de crédito.

A solução beneficiará cerca de 2,5 milhões de clientes que usam o cartão de débito e deverá atingir cerca de 500 mil usuários do Net Banking da Nossa Caixa. O banco investiu R$ 20 milhões no projeto, que também inclui softwares, hardwares e serviços.

A "inteligência artificial" constrói o perfil do usuário a partir do reconhecimento das transações mais comuns e dos valores normalmente movimentados por meio de cartão de débito, além de considerar os endereços mais frequentes dos canais mais utilizados, inclusive nas operações feitas pelo NetBanking. O cruzamento de todos esses dados permite ao cérebro eletrônico "estudar" os padrões comportamentais das operações de cada cliente, identificar e brecar, em tempo real, transações suspeitas. Essa operação é feita por meio de cálculos estatísticos que determinam o "score" que deve ser usado para alto, médio e baixo risco das transações realizadas. A cada transação o sistema aprende como é o comportamento do cliente.

Ao detectar uma possível fraude, o sistema pode exigir, por exemplo, dados do cliente que confirmem ou não a suspeita, solicitando informações pessoais. Se os indícios de violação forem procedentes, a transação poderá ser imediatamente bloqueada.

Além de gerenciar riscos, o sistema contribuirá para que o banco personalize gradativamente ainda mais o atendimento aos correntistas, pois o refinamento das informações cruzadas e armazenadas permitirá ao programa avaliar, por exemplo, a necessidade de solicitar ou não ao cliente informações em algumas operações pontuais feitas por meio de cartão de débito e/ou NetBanking.

Desenvolvida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), o modelo de redes neurais usado pelo Banco Nossa Caixa faz parte de uma solução antifraude que vem sendo paulatinamente implantada pelo banco desde abril de 2008 e que incluiu revisão de estratégias de segurança; criação de novas áreas técnicas; instalação de hardwares e softwares mais modernos; reorganização de processos; treinamento de pessoal; e a implantação de um mecanismo para correlação de eventos de segurança, que agiliza a proteção à rede interna do banco contra ataques de invasores (hackers).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 230 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal