Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/02/2009 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

"Tenho a vida toda destruída"

Por: Ana Palma e Paulo Marcelino

Pêra: Um terço do seu salário foi-lhe penhorado por dívida que não contraiu.

Quando, a 23 de Dezembro de 1999, em Queluz, onde residia, lhe furtaram o carro com todos os seus documentos, Paulo Afonso estava longe de imaginar o pesadelo em que se iria transformar a sua vida.

Mediante a usurpação da sua identidade, conseguida através da falsificação do seu BI, alguém começou a contrair dívidas em seu nome, tendo, nesse sentido, aberto, a 30 de Dezembro desse mesmo ano, uma conta e contraído crédito no Montepio Geral.

'Daí em diante, foi o descalabro. Tenho a vida toda destruída. Comecei a receber cartas para pagar dívidas que não tinha contraído e respondi criminalmente por cheques sem cobertura que nunca passei', conta o agora residente em Pêra, no Algarve. Já foi absolvido em dois processos, movidos pelo Feira Nova e pela Vodafone, por ter conseguido provar a falsificação, mas isto ainda está longe de chegar ao fim. 'Até porque ainda estou à espera de outro, da TMN', revelou ao Correio da Manhã.

Contudo, 0 último golpe chegou no dia 30 de Janeiro passado, quando um terço do seu ordenado (trabalha como electromecânico) lhe foi penhorado, por um crédito de 49 458,28 euros concedido pela Finicrédito a um homem que, utilizando a sua identidade, adquiriu em Almada uma carrinha Mitsubishi Strakar L200.

'Isso aconteceu em Fevereiro de 2000. Desde a abertura da conta até à concessão do crédito passaram apenas 48 dias. O comprador entregou ao stand um cheque de 981 mil e 400 escudos (4895,20 euros), sem provisão, e levou o carro', explica. 'Esse processo-crime decorre no Tribunal de Almada. Recebi uma carta sobre o processo cível de execução da penhora (que corre no Porto), em Julho de 2008 mas deixei caducar o prazo legal para a oposição. Pensei que tinha a ver com o outro processo-crime', diz Paulo Afonso, que na sexta-feira vai reunir com a sua advogada no sentido de apresentar um requerimento ao juiz com vista a conseguir autorização para contestar. E expôs já o seu caso à Procuradoria-Geral da República.

QUEIXA-CRIME APRESENTADA NO MP DE PORTIMÃO

Em desespero de causa e com um prejuízo 'já superior a 60 mil euros', Paulo Afonso apresentou, no passado dia 20 de Fevereiro, uma queixa-crime no Ministério Público de Portimão contra desconhecidos e entidades e pessoas envolvidas no seu caso, por considerar que não procederam a uma verificação adequada dos documentos falsificados – BI, cartão de contribuinte, declaração de rendimentos, recibos de remunerações, etc. – com que alguém abriu uma conta em seu nome, contraiu créditos e fez aquisições, bem como seguros.

PORMENORES

DIFICULDADES

Nas actuais condições, Paulo Afonso não tem acesso a qualquer crédito bancário, nem pode abrir contas ou adquirir bens em seu nome.

APOIO DE FAMÍLIA

Com três filhos, de 15, 12 e três anos ao seu cuidado e a mulher desempregada, Paulo Afonso contou, contudo, sempre com o apoio da família. O cunhado, Mário Coelho, tem sido fundamental na investigação particular que desenvolve em torno do seu caso.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 564 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal