Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/02/2009 - Só Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Projeto vai considerar ilegal envio de cartões de crédito quando cliente não pedir


Receber cartão de crédito sem pedir não é claramente visto como uma prática abusiva no texto do Código de Defesa do Consumidor. Assim, o Projeto de Lei 4557/08 pretende deixar claro que a prática pode lesar o consumidor, sendo considerada ilegal.

De autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), a proposta altera o Código, que considera a entrega de produtos ou fornecimento de serviços não solicitados como práticas abusivas, mas não deixa claro que o mesmo pode ser considerado em casos de cartões.

Relações perigosas
Segundo o senador, o cartão não solicitado embute uma série de obrigações não desejadas pelo consumidor. Além disso, o incentiva a manter uma relação de consumo que pode causar muita dor de cabeça.

Segundo o senador, as administradoras de cartão aproveitam que o consumidor "não está preparado para recusar a oferta", de acordo com a Agência Câmara. Além disso, elas também se aproveitam da "imprecisão conceitual do cartão - não é bem um produto, não é bem um serviço".

Com a adequação do Código, o senador espera poupar a Justiça de "ações inócuas e trabalhosas para o consumidor".

O projeto será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 198 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal