Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/02/2009 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Sigilo bancário será questionado na reunião do G-20

Por: Jamil Chade


GENEBRA - O sigilo bancário na Suíça está em xeque. Os países europeus que participarão da reunião do G-20, em 2 de abril, aprovaram resolução propondo retaliações contra paraísos fiscais que não aceitem cooperar em investigações de evasão de recursos e fraude. "Queremos colocar um basta aos paraísos fiscais", disse o presidente da França, Nicolas Sarkozy. Para a chanceler alemã Angela Merkel, "os pontos cegos no mapa mundi devem ser eliminados".

De acordo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), existem entre US$ 5 trilhões e US$ 7 trilhões depositados em paraísos fiscais pelo mundo. A Suíça é o maior deles, com um terço desses recursos.

O debate esquentou quando o governo suíço aceitou um acordo com os Estados Unidos para repassar dados de 300 clientes do banco UBS à Justiça americana, que os acusa de fraude. Mas Washington agora pede dados bancários de outros 52 mil clientes do UBS. O governo suíço afirmou que apenas aceitou o acordo porque os americanos estavam ameaçando retirar a licença do UBS.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 204 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal