Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/02/2009 - Agência de Notícias do Acre Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia Federal faz alerta em relação às notas falsas

Por: Viviane Teixeira

Polícia orienta que as notas suspeitas devem ser encaminhadas à sede da Polícia Federal.

A Polícia Federal reuniu na manhã desta sexta-feira, 20, a imprensa para fazer um alerta em relação às notas falsas que podem ser repassadas em maior número no período do carnaval. “As pessoas precisam verificar a autenticidade das cédulas principalmente nessa época do ano quando é comum aumentar a incidência de notas falsas no mercado”, destacou o perito criminal federal Francisco Pessoa.

A Polícia orienta ainda que as notas suspeitas devem ser encaminhadas à sede da Polícia Federal, já que assim como repassar cédulas falsas, o porte também é crime. As pessoas podem ainda procurar uma agência bancária ou uma representação do Banco Central do Brasil para solicitar o exame de autenticidade.

“Quando se recebe uma nota falsa é preciso recolher o maior número de dados da pessoa que porta a cédula”, enfatizou o perito. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Para verificar a autenticidade das notas de R$ 10, 20, 50 e 100 alguns itens devem ser observados como o fio de segurança feito com material plástico, as fibras coloridas, a impressão em alto relevo, a presença do símbolo do Banco Central, das micro-letras e da marca d’água do lado esquerdo das cédulas. “A maioria das notas falsas apreendidas no Estado é identificada facilmente”.

Vale lembrar que, de acordo com informações do Banco Central, quando a pessoa que recebe a nota encontra sinais evidentes de que pode se tratar de uma falsificação, é um direito do cidadão se recusar a receber a cédulas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 167 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal