Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/02/2009 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Preocupação sobre regras de sigilo atinge ações de bancos suíços20 de fevereiro de 2009

Por: Lisa Jucca


As ações dos bancos suíços despencavam nesta sexta-feira em meio a preocupações de que as rigorosas políticas de privacidade do país estão sendo enfraquecidas pelas investigações fiscais dos Estados Unidos no UBS, o que danifica potencialmente o setor de gestão de riquezas do país.
O gigante de gestão de riquezas suíço UBS liderava o declínio nas ações do setor bancário da Suíça. As ações caíram ao preço mais baixo da história da instituição, chegando a ser negociadas a 10,60 francos suíços.

As ações dos rivais Credit Suisse e Julius Baer, ambos grandes atuantes no setor bancário privado que prosperou graças ao sigilo bancário suíço, estavam ambas em queda de cerca de 10 por cento.

O UBS, abatido pela crise financeira internacional, fechou no final da quarta-feira acordo em um caso em que enfrentava acusações criminais nos EUA. As acusações afirmavam que a instituição ajudou clientes norte-americanos abastados a sonegar impostos.

Mas autoridades fiscais dos EUA informaram na quinta-feira que ainda buscam prosseguir com um processo civil com a intenção de ter acesso a dados de 52 mil clientes norte-americanos do UBS.

O UBS concordou na quarta-feira em pagar uma multa de 780 milhões de dólares e revelar nomes de cerca de 150 clientes norte-americanos considerados comprometidos com fraudes fiscais.

Mas as autoridades fiscais dos EUA agora querem saber os nomes de milhares de cidadãos do país pois afirmam que eles estariam escondendo cerca de 14,8 bilhões de dólares em ativos em contas bancárias secretas.

A mídia suíça descreveu o caso do UBS como uma capitulação da Suíça e especialistas dizem que esperam que a situação enfraqueça as regras de sigilo dos bancos do país.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 182 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal