Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/02/2009 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Embaixada dos EUA dá curso sobre cibercrimes em SP


Teve início nesta manhã, no teatro da sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na região central da capital paulista, o curso "Crime, Computadores, Perícias e Internet". Promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e ministrado por especialistas brasileiros e norte-americanos, o seminário tem como objetivo o esclarecimento de policiais brasileiros para a prática de crimes cibernéticos e que atentem contra a propriedade intelectual.

Presente à abertura do evento, o embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, destacou a importância da integração das forças da lei e a necessidade da troca de informação entre os dois países na repressão aos crimes. "Nenhum país detém o monopólio da sabedoria, problemas como o do tráfico de cocaína não têm fronteiras", disse.

Ele afirmou ainda que a iniciativa do projeto PONTES - acrônimo formado pelas palavras parceria, oportunidade, inovação, treinamento, educação e sustentabilidade - deve se transformar e abranger todos os elementos da sociedades, como as ONGs, durante seus dois anos de aplicação no País.

De acordo com a conselheira legal da embaixada norte-americana, Karine Moreno Taxman, uma das iniciativas brasileiras que mais interessam ao governo de seu País é a das delegacias de proteção à mulher. "Não temos a delegacia da mulher nem a delegacia especial de lavagem de dinheiro, isso é algo a ser estudado", disse. De acordo com Sobel, apesar de não haver um órgão específico para o combate a estas modalidades de crimes há grupos para a repressão a estas práticas.

O promotor federal dos EUA, Matthew J. Bassiur, defende um uso maior de recursos como o da infiltração de agentes para a obtenção de provas materias dos delitos. Ele afirma que a possibilidade de corrupção do agente público não invalida a ação. "Não se pode limitar a ação da polícia com medo de que ela se corrompa. Se o policial é corrupto, ele vai ser em qualquer função, infiltrado ou não", disse.

Além da embaixada americana, o curso é realizado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, a Polícia Federal, o Ministério Público da União, o Ministério Público do Estado de São Paulo, o Tribunal Regional Federal e o Tribunal de Justiça do estado de São Paulo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 202 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal