Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/02/2009 - Gazeta Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

'Posso te ajudar?' Estelionatário é preso ao aplicar golpes em idosos

Por: Rodrigo Rezende


Quando a ajuda é demais, o santo desconfia. O problema é que exitem poucos santos e muita gente que aceita o auxílio de qualquer um. Em Guarapari, o estelionatário paulista Rubens Milton Botelho, 32 anos, se aproveitava da ingenuidade de pessoas com dificuldades em usar caixas eletrônicos para aplicar golpes quase que diariamente na Caixa Econômica Federal, no município. Foi preso nesta terça-feira (17) e encaminhado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Guarapari.

O estelionatário sempre abordava as vítimas, normalmente idosos e pessoas mais humildes. Educadamente, ele se dirigia ao caixa eletrônico e aguardava alguém ter um problema com a máquina e demonstrava ser bastante prestativo. Com um envelope escondido no bolso, no meio do tumulto, ele trocava o depósito dele, sem dinheiro, com o do cliente, que estava com dinheiro.

Além deste golpe, Rubens, tinha outro método para enganar as pessoas. Ele confessou à polícia que sabia quando a maquina iria prender o envelope. Quando acontecia, o golpista pedia para o cliente procurar um funcionário do banco para resolver o problema. Na maioria das vezes, a pessoa esquecia o depósito dentro da máquina e nesta hora Rubens pegava o dinheiro e saía da agência.

O estelionatário disse à polícia que aplicava o golpe desde julho de 2008, mas segundo o Delegado de Plantão do DPJ de Guarapari Alexandre Passamani existem registros de que Rubens já praticava o crime há alguns anos. O golpista foi preso após uma denúncia feita pelo gerente da Caixa Econômica Federal de Guarapari ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). A Polícia Militar abordou o acusado em via pública e encaminhou ao DPJ do município.

Rubens não foi pego em flagrante, mas ficou detido pois existem dois mandados de prisão em nome dele, emitido pela Comarca de Maringá, no Paraná. O golpista que atuava no Espírito Santo tinha na ficha criminal acusação de roubo, além de ter uma regressão de regime aberto para fechado.

O Delegado Alexandre Passamani informou que pediu a prisão do estelionatário ao juiz de Guarapari. A Caixa Econômica Federal enviou as imagens do sistema de videomonitoramento para a polícia, que deve começar a análise das imagens ainda nesta quarta. Caso Rubens seja condenado pelo estelionato pegará de um a cinco ano de reclusão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 433 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal