Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/02/2009 - Público.pt - Última Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraudes na reconstrução do Iraque pelos EUA podem ser maiores que a de Madoff


As autoridades norte-americanas começaram a investigar o papel que algumas figuras séniores da hierarquia militar dos Estados Unidos desempenharam no desaparecimento de 125 mil milhões de dólares canalizados para a reconstrução do Iraque, e dos quais ninguém sabe prestar contas. Pode ser a maior fraude da história americana, maior ainda que a do corrector Bernard Madoff.

Um relatório do inspector-geral para a reconstrução do Iraque adianta o número de 125 mil milhões, embora não se saiba extactamente quanto dinheiro desapareceu.

Mas deve ser sempre maior que os 50 mil milhões da fraude de Madoff, adianta o jornal britânico "The Independent".

Um dos casos investigados é o que terá sucedido aos 57,8 milhões de dólares enviados em notas de 200 para o controlador dos EUA para o sul e centro do Iraque, Robert J. Stein Jr, que até foi fotografado ao lado das pilhas de dólares. Mas Stein é um dos poucos responsáveis dos EUA já condenados por fraude e lavagem de dinheiro, praticadas durante o período em que esteve destacado no Iraque.

Em causa estão figuras militares porque todas as responsabilidades de reconstrução do Iraque estavam assacadas ao Pentágono.

O jornal "The New York Times" relatou que os investigadores confiscaram os registos bancários do coronel Anthony B. Bell, que coordenava a atribuição de empreitadas relativas a diversos aspectos da reconstrução, em 2003 e 2004. Os inspectores estão também a examinar as actividades do tenente-coronel Ronald W. Hirtle, com responsabilidades semelhantes em 2004.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 184 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal