Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/02/2009 - Jornal do Dia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

INSS alerta população contra agenciadores


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está fazendo um alerta ao público de um modo geral que procura os serviços do órgão, para que não haja registros de vítimas do chamado golpe do ‘ agenciador’ . Muito cometido nas outras capitais do país, o crime se baseia no oferecimento de serviços por parte de uma pessoa que se diz ligada ao Instituto para agilizar ou flexibilizar a procura ou pedido que o cidadão estiver fazendo.

Segundo informações obtidas com Ulisses Cardoso Neto, chefe do Setor de Comunicação do INSS, todos os anos, o instituto se antecipa em procurar os meios de comunicação para informar/alertar a população no sentido de não aceitar ajuda de estranhos. " Esse tipo de golpe é muito comum em outros estados, e para que não aconteça no Amapá, iniciamos o processo de informar a mídia, uma vez que em outros estados é comum acontecer o golpe" , explicou.

Com muita lábia, os agenciadores conseguem se aproximar dos beneficiários que procuram o órgão para receber ou tirar a aposentadoria, por exemplo, na tentativa de tirar dinheiro dessas pessoas, ou se apossando dos cartões de beneficiário. Ulisses Neto lembra que nos casos previstos pela legislação brasileira, o atendimento já está acontecendo no prazo de trinta minutos, - mais um motivo para que o cidadão não aceite ajuda de estranhos. " Os agenciadores não possuem nenhum tipo de autorização dada pelo Instituto para atuarem em seu nome, além disso, os serviços oferecidos pelo órgão são gratuitos, sendo um gasto desnecessário" .

Como?

Muitas vezes, o serviço é oferecido dentro do prédio do INSS, onde o golpista se aproxima do beneficiário e oferece seus serviços, numa tentativa de despertar confiança em sua vítima, já foram encontrados também registros de visita as residências. "É importante que os beneficiários do INSS fiquem atentos e não confiem em pessoas que prometem conseguir aposentadorias, apressar andamento de processos previdenciários, liberar valores atrasados, entre outras facilidades. Os estelionatários sempre se utilizam desse tipo de argumento para enganar" , advertiu Ulisses Neto.

O INSS disponibilizou a linha 135 - que serve como disque denúncia e para o agendamento de serviços no interior do órgão. " Esse número serve para o cidadão denunciar, como também para ele marcar uma entrevista com um de nossos atendentes. É seguro, não demora, e no prazo de no máximo dois dias o segurado ou beneficiário pode se deslocar até o prédio para receber atendimento personalizado" , finalizou o chefe.

O atendimento do INSS funciona de segunda-feira a sexta-feira das 08h00 às 14h00, e das 14h00 às 18h00 somente com hora marcada. Por dia, o Instituto recebe uma visita diária de 400 pessoas que procuram por informações ou para outros serviços.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 191 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal