Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/02/2009 - Decision Report Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude eletrônica é tema do Decision Report Meeting

Por: Ceila Santos


São mais de 30 milhões de usuários de internet banking. Eles não só tem a comodidade de realizar todo e qualquer tipo de transação online como também são alvos dos criminosos da web. Um dos crimes cometidos pelos conhecidos hackers são a criação de páginas falsas de sites, conhecido pelo termo em inglês de phishing tradicional, que tem objetivo de capturar informações do usuário para cometer a famosa fraude eletrônica.

Levantamento da Cert.br aponta que o phishing cresceu 124% no ano de 2008, sendo que nos sites das instituições financeiras, o salto foi de 266%. Esse aumento já foi pior no passado, chegando a taxas de 579%.

É, por causa desse tipo de crime, entre outras fraudes eletrônicas, que o setor financeiro aplica cerca de US$ 1,2 bilhão por ano no sistema de TI para melhorar a segurança dos clientes, sejam usuários de cartões ou Internet Banking.

O aporte intenso dos bancos tem reduzido o número de fraudes executadas, mas os ataques continuam crescendo. A Febraban informa que as fraudes caíram 27% em termos de valor e 29% em número de ocorrências entre janeiro e outubro de 2008, enquanto os ataques aumentaram 20%.

Para se ter uma idéia de números: em 2004, foram registradas cerca 327 mil fraudes (cartões e Internet Banking) e nada menos que 23 bilhões de operações pelos usuários. Ou seja, em termos porcentuais, o número de fraudes corresponde a somente 0,001% do total de operações. Pouco? Sim, o risco é baixo, mas representa perdas gigantescas. Em 2005, segundo a Febraban, as instituições financeiras perderam R$ 300 milhões por fraudes eletrônicas.

É, diante deste cenário, que a TV Decision promove o terceiro Decision Report Meeting nesta quinta-feira, 12/02, com objetivo de discutir as práticas de prevenção, as políticas de segurança e as tecnologias utilizadas no setor financeiro. Para participar do evento online, basta preencher o formulário aqui e acessar este link nesta quinta-feira, a partir das 10h00, quando será transmitido o debate ao vivo aos inscritos remotamente, além dos convidados presenciais.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 199 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal