Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/08/2005 - Estado de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Software detecta lavagem de dinheiro

Por: João Magalhães


São Paulo - Os membros das CPIs que rolam no Congresso Nacional podem ter uma ajuda valiosa para realizar investigações mais precisas. Trata-se do Text Miner, software que garimpa conteúdos de documentos, analisa-os e aponta indícios de fraudes, facilitando um processamento que pode durar meses, se feito manualmente, ainda que por amostragem.

Para isso, os documentos são primeiramente digitalizados. A partir daí, é possível criar um vocabulário próprio, a fim de que possam ser encontradas a freqüência e a correlação de palavras como ´saque em dinheiro´, ´sonegação´ ‘licitação’ ou até mesmo o nome de pessoas que possam indicar a existência de práticas ilícitas.

Digamos que se queira relacionar a palavra licitação, com transferência bancária e ligação para celulares com duração maior que dez minutos, entre os dias 10 e 20 de cada mês. O software é capaz de buscar todas as relações e apresentá-las em forma de gráficos de fácil interpretação.

O Text Miner pode ainda descobrir ocorrência de lavagem de dinheiro em contas conhecidas como CC5, que são usadas para remeter dinheiro para bancos no exterior.

“Por exemplo, descobre-se que sempre que um suspeito realiza transferências via Web entre suas contas, no fim do dia ele acaba fazendo remessas para o exterior. Sabendo disso, o Text Miner pode dizer com que freqüência é feita a movimentação", explica André Lima de Brito, gerente de relacionamento e negócios da StatSoft South América, braço sul-americano da StatSoft Incorporation, responsável pelo desenvolvimento do software.

O Text Miner é útil também para o setor empresarial. Ele possui ferramentas que apontam o nível de satisfação de clientes de uma empresa, através da análise de e-mails e cartas. O programa está disponível tanto para a venda como em forma de serviço no site da Statsoft .

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 466 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal