Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/02/2009 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Piratas virtuais criam novos golpes para enganar internautas

Golpistas falsificam sites de bancos para roubar senhas e dados. Confira dicas de especialistas para não ser uma vítima.

Todos os dias, 30 milhões de brasileiros usam a internet para fazer compras e transações bancárias. De olho nesse movimento, golpistas criam novas estratégias e sites falsos para enganar os usuários e conseguir senhas e outras informações sigilosas.

Solange Pereira de Moraes é uma dessas internautas que utilizam a internet para transações financeiras. Ela usa o site de seu banco para fazer transferências, consulta de saldos, pagamentos e extratos. Ela nunca caiu em nenhum golpe, mas, mesmo assim, desconfia sempre.

"Uma vez eu abri a tela do banco, e a tela não era conhecida. Eu liguei para o suporte para pedir ajuda e não realizei a transação", conta.

Identificando um golpe

O cuidado de Solange não é exagerado. Segundo levantamento da Federação Brasileira dos Bancos, o número de tentativas de fraudes aumentou 20% no último ano. A cada dia os piratas virtuais encontram novas maneiras de roubar senhas e instalar virus que permitem acesso aos computadores.

Otávio Luiz Artur, diretor do Instituto de peritos em tecnologias digitais e telecomunicações, dá dicas de como se proteger. Digite a senha errada assim que entrar na página. Um site original vai reconhecer o erro. Se for um pirata, que só quer roubar seus dados, vai dar continuidade na operação.

Nesses golpes, é comum a criação de páginas falsas, quase idênticas às originais, mas que apresentam trechos "recortados", que denunciam a farsa. "Se houver um trecho falso, ele vai permanecer sobre a tela do novo site que você está visitando", diz o perito.

"Tem muita gente querendo roubar o seu dinheiro, e se você não tomar cuidado e não se educar, pode vir a ser mais uma vítima", alerta.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 157 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal