Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/02/2009 - Geek Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Novo golpe na internet usa "token" do banco Itaú

Por: Marco Andrei Kichalowsky

Um email oferece um download de atualização tentando enganar os usuários.

Usuários de email têm recebido mensagens supostamente vindas do banco Itaú, mas que são mais um golpe de fraude na internet, também conhecido como “phising”. No golpe, o usuário é levado a acreditar que há um problema com seu “token”.

O token é um pequeno dispositivo de segurança gerador de senhas para acesso a bancos pela internet. Em cada acesso, o banco muda a senha e o correntista precisa do token para saber qual a do momento. Muitos bancos estão utilizando este dispositivo para aumentar a segurança das transações.

O texto da mensagem informa que houve um “problema de dessincronização” do token com a base de dados do banco e pede para que o cliente faça o download de uma “atualização” que é, na verdade, um cavalo-de-tróia (também chamado de Trojan). A mensagem utiliza o logotipo “iToken” do Itaú e o nome do remetente é travestido com o domínio do banco (itau.com.br), embora o email seja de fato anônimo e oriundo do serviço gratuito Hotmail.

Ao se deparar com esta mensagem, o usuário deve apagá-la imediatamente e informar ao seu sistema de email que a mensagem é um golpe de “phising”.

Os usuários do banco Itaú poderão consultar a cartilha de segurança do banco para mais informações pelo atalho tinyurl.com/czsffs.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 205 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal