Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/02/2009 - Diário de Canoas Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cuidado: hackers usam a internet para capturar dados e aplicar golpes

Por: Claudia Vogel

Mensagens falsas, quando acessadas, causam sérios danos ao computador.

São Leopoldo - Mensagens eletrônicas falsas em nome de instituições financeiras, empresas de serviços e órgãos do governo federal estão aumentando na Internet. O golpe vai desde a comunicação do extravio de informações à necessidade da atualização de dados, como de avisos sobre pendências financeiras. Os e-mails contêm links que supostamente teriam as informações detalhadas e que, se acessados, colocam em ação um programa que pode causar dano ao computador ou capturar todas as informações digitadas.

Polícias Civil e Federal, Correios, Receita Federal e Estadual, Ministério da Justiça, Tribunal Regional do Trabalho e até o Poder Judiciário estão entre os órgãos mais visados. O golpe chegou também a serviços como o Serasa e às instituições bancárias. Todas as tentativas têm um único objetivo: servir como instrumento de acesso a senhas e informações sigilosas.

LISTA - Segundo o delegado Leonel Carivali, responsável pela Divisão de Assessoramento Especial do Departamento de Investigações Criminais (Deic) os hackers têm se servido da chamada engenharia social. “Utilizam-se de uma procedência idônea, usando o nome de alguém da lista de amigos ou de uma instituição conhecida para ter acesso às informações."

O envio de mensagens falsas, e que pode incluir a transmissão de vírus pela web, é usado como ferramenta para a prática de crimes como estelionato e furto. Carivali explica que o envio por si só não é crime. Segundo ele, há um projeto de lei neste sentido, já em estágio avançado, aguardando votação em Brasília.

Além de se estar atento quanto à procedência das mensagens o delegado defende a necessidade da instalação de um bom anti-vírus. Outro cuidado é em relação às salas de uso compartilhado de computadores. “É preciso ter cuidado ao utilizar lan houses. Deve-se evitar pagar contas e lançar senhas ou informações pessoais nestas salas. É possível que os computadores tenham vírus." Conforme o delegado, o maior problema não é receber e-mails falsos, mas clicar nos arquivos auto-executáveis solicitados.

Em sua página eletrônica, a Serasa informa que comunicou o caso à Polícia especializada em crimes eletrônicos e que está desenvolvendo providências jurídicas e técnicas na busca de evitar novos ataques.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 280 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal