Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/02/2009 - EPTV.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraudes e golpes pela internet aumentaram 39%

As páginas falsas de bancos aumentaram 124%, em 2008.

Em 2008 foram registrados 220 mil golpes pela internet, um aumento de 39% em relação a 2007. As fraudes cada vez mais comuns ocorrem, principalmente, relacionadas a instituições financeiras. As páginas falsas de bancos aumentaram 124%, em 2008.

´Os desenvolvedores dos golpes estão especializando-se em novas formas de burlar a segurança existente`, afirma o professor da UFSCar, Hélio Guardia.

Muitos usam e-mails como meio para autorizar transferências ou conseguir dados bancários. Eles aparecem nas caixas de mensagem e, em muitos casos, precisam apenas de um clique.

O editor gráfico Anderson Muniz foi vítima na hora de comprar o celular. ´Eles te passam uma conta bancária, que existe, mas na maioria das vezes está em nome de terceiros, você deposita, mas não recebe o produto`, conta.

É possível recuperar o prejuízo. De acordo com o advogado Renato Barros, se a vítima for lesada acessando um e-mail, a responsabilidade é dela, mas se o golpe foi dado usando a página de um banco, por exemplo, é preciso entrar na justiça a provar que o endereço eletrônico não era seguro.

´A vítima pode ter de volta os prejuízos materiais e ainda pedir uma indenização moral, caso possa provar que houve algum dado`, afirma o advogado.

Para conseguir o ressarcimento, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência. A polícia tenta identificar os responsáveis pelos golpes, mas, em muitos casos, as investigações acabam sem solução.

´Nós chegamos até a máquina de onde os golpes saíram, mas muitas vezes não conseguimos identificar os usuários porque essas máquinas estão em lugares públicos, como lan houses`, explica o delegado Geraldo Souza.

A melhor forma mesmo de evitar o prejuízo com esses golpes é o cuidado na utilização da internet. ´Na dúvida, não faça o acesso`, orienta o professor Guardiã.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que são investidos R$ 1,5 bilhão em sistemas de segurança eletrônica, como novos equipamentos, cartões e outros mecanismos que geram senhas instantâneas. Mas que tudo isso não adianta se o usuário não seguir as dicas de segurança.

Na próxima semana, diversas instituições participam de uma mobilização no Estado de São Paulo. As atividades fazem parte do Dia Mundial da Internet Segura, que já ocorre em mais de 50 países. A programação pode ser conferida no site www.safernet.org.br.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 251 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal