Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/02/2009 - Expresso Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PJ apanha depósitos em "off-shore"

Por: Rui Gustavo e Ricardo Marques

Vários clientes do Finibanco de Coimbra depositaram milhões de euros nas Ilhas Caimão e não pagaram um cêntimo de impostos. O banco, apanhado na Operação Furacão, alertou-os para a necessidade de informarem as Finanças.

O trabalho da Polícia Judiciária começou há dois anos - as primeiras denúncias são de 2007 - e chegou agora às mãos do Ministério Público. O processo tem 22 volumes e 15 arguidos.

De acordo com Carlos Dias, coordenador da PJ de Coimbra, os clientes do Finibanco daquele cidade apanhados no esquema podem incorrer nos crimes de fraude fiscal qualificada e de branqueamento de capitais.

No período entre 2000 e 2005, vários clientes da zona de Coimbra depositaram mais de 4,5 milhões de euros na sucursal do banco numa off-shore nas ilhas Caimão. "O banco, ao aconselhar essa modalidade de depósito, alertou os clientes para o facto de terem de declarar os respectivos lucros ao fisco", adiantou ao Expresso Carlos Dias.

O problema é que alguns ignoraram o conselho e, nesses cinco anos, por não pagarem impostos, acumularam lucros de milhares de euros.

Segundo a PJ, quando foram confrontados com a investigação, os clientes suspeitos comprometeram-se a pagar cerca de 132 mil euros de lucros não declarados.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 187 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal