19/10/2006 - Jornal Cruzeiro do Sul
Sorocaba - Mulheres aplicam no golpe na cidade
Um grupo de mulheres aplica novo tipo de estelionato em Sorocaba. Elas enganam pessoas, que pensam estar comprando ouro, mas na verdade é bijuteria barata. A cabeleireira A.M.O.M., de 30 anos e moradora do Parque Vitória Régia, foi uma das vítimas e perdeu R$ 2 mil. Pelo menos três mulheres percorreram o bairro na terça-feira, oferecendo peças de ouro. Uma mulher de cerca de 40 anos disse que era do Mato Grosso e trabalhava com ouro extraído diretamente do garimpo.
A cabeleireira interessou-se pela oferta e foi com outra mulher do grupo, mais jovem, ao setor de penhora de um banco, onde o funcionário avaliou algumas peças e confirmou que eram realmente de ouro. Assim, A. não teve dúvida: fechou o negócio na hora e sacou o dinheiro da poupança para pagar. Ao voltar para casa recebeu as peças embrulhadas em um pacote e as mulheres foram embora.
Mais tarde, A. resolveu levar as peças para um ourives conhecido fazer avaliação de preço e decepcionou-se. Ele garantiu que eram simples bijuterias. As mulheres trocaram as jóias de ouro analisadas no setor de penhora pelas cópias que entregaram, sem a cabeleireira desconfiar.