Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/01/2009 - W News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Incidentes na internet subiram 39%, alerta estudo


São Paulo, 29 de janeiro de 2009 - O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br) registrou em 2008, 222.528 incidentes na internet, esses envios foram feitos por administradores de redes e usuários de internet. Segundo o Cert.br, o índice teve um aumento de 39% comparado a 2007.

De acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira (28), tentativas de fraude somaram 140.067 relatos, representando um crescimento de 209% em relação ao ano anterior. Somente no quarto trimestre do período analisado, foram reportados 87.945 incidentes dessa categoria.

O aumento das tentativas de fraude está relacionado, principalmente, ao crescimento de eventuais notificações de quebra de direitos autorais por meio da distribuição de material pirata em redes P2P (Peer-to-Peer). Em 2008, esse tipo de abuso alcançou 108.242 notificações, correspondendo a um crescimento de sete vezes em relação a 2007.

Os casos de páginas falsas de bancos (phishing tradicional) aumentaram 124%, comparados a 2007. O foco principal desse tipo de fraude foram os websites de instituições financeiras brasileiras, com aumento de 266% em relação a 2007.

Cavalos de tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, apresentaram um decréscimo de 6% entre o quarto trimestre de 2008 e o mesmo período do ano anterior.

Assim como em 2007, as notificações de ataques a servidores Web subiram, registrando um avanço de 149%. E as notificações referentes a varreduras chegaram a 43.822, elevação de 27%.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 161 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal