Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/10/2006 - FS Online (Feira de Santana) Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia Civil investiga falsificação de quadro de Carybé


A Polícia Civil baiana está investigando a possibilidade de falsificação de um obra de Carybé, pintor argentino radicado na Bahia e morto em 1997.

O quadro foi comprado em abril, durante um leilão realizado no Paraná, e trazido para a Bahia. Apesar do certificado de autenticidade, a obra não foi reconhecida por experts em arte nem pela viúva do artista, Nancy Bernabó, o que levou o comprador a procurar a polícia.

“É uma situação delicada, pois Carybé é um pintor importante para a Bahia e os indícios conferem 90% de possibilidade do quadro ser uma fraude”, afirmou a delegada titular da Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes (Dreof), Geyza Feitosa.

Ela alega que a principal característica da possível falsificação é a inexistência da cadeia sucessória da obra. “Não se sabe quem foram os proprietários, desde que o quadro foi vendido ou doado pelo pintor”, observou.

Segundo Geyza, tanto os experts como Nancy concordam que tanto a técnica – pintura em acrílico aquarelado sobre papel fabian de 35x50 centímetros -, quanto as cores não correspondem às utilizadas por Carybé. “Dona Nancy afirma que o quadro é estático, contrariando o estilo do pintor”, comentou a delegada.

O quadro será analisado pelo Museu de Arte de São Paulo e outras instituições competentes. “As investigações já estão bem adiantadas e a polícia do Paraná já foi acionada para saber se a empresa responsável pelo leilão também é vítima ou está envolvida na fraude”, concluiu Geyza.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 507 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal