Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/10/2006 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Grupo alerta para perigos no uso de computadores públicos


O Movimento Internet Segura (MIS), formado por diversas ligadas à tecnologia, divulgou um comunicado nesta semana alertando os usuários de computador sobre os perigos de computadores públicos -- principalmente as máquinas de LAN houses e cybercafés. De acordo com a associação, esses PCs podem ter programas espiões que capturam informações dos internautas para utilizá-las em fraudes.

Desta forma, o ideal é que os usuários de computadores públicos evitem realizar transações bancárias, compras on-line ou qualquer outro tipo de movimentação que envolva o fornecimento de senhas. “Essas máquinas devem servir para entretenimento ou pesquisa de informação”, aconselham os responsáveis pelo movimento de segurança na web.

A instalação de softwares espiões é parte de um golpe conhecido como phishing scam. Com ele, pessoas mal-intencionadas pedem em e-mails que internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Quando seguem as instruções, as vítimas instalam involuntariamente nos computadores pragas que roubam informações. Esses dados são usados, principalmente, em transferências financeiras indevidas ou pagamento não-autorizado de contas.

O MIS lembra que as LAN houses e cybercafés devem instalar antivírus e firewall em suas máquinas, mantendo esses programas sempre atualizados. Além disso, é importante que os estabelecimentos respeitem a privacidade dos seus usuários fazendo, depois de cada acesso às máquinas, uma operação de “clean up”. Isso inclui apagar cookies, arquivos cache, histórico e lista de entrada dos internautas, para que outros não possam ter acesso às informações.

Fazem parte do movimento a American Express, Brasil Telecom, McAfee, Microsoft, Philips, Redecard, Serasa, Symantec e Visanet, entre outras empresas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 381 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal