Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/01/2009 - Portal Terra / Reuters Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Crise: ONU suspeita que dinheiro do tráfico financiou bancos


O diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Antonio Maria Costa, afirmou, em entrevista a revista austríaca Profil, publicada no domingo, que a agência tem indícios de que dinheiro do tráfico de drogas foi usado para salvar bancos durante a crise financeira internacional.

Segundo Costa, o dinheiro proveniente dessa atividade acabou se tornando o único capital disponível para algumas instituições financeiras quando a crise se tornou mais aguda no ano passado.

"Em muitos casos, o dinheiro das drogas é atualmente a única fonte líquida de capital ", disse ele à revista. "No segundo semestre de 2008, a liquidez foi o principal problema do sistema bancário e, em seguida, o capital líquido se tornou um fator importante", acrescentou.

A UNODC achou evidências de que "empréstimos interbancários foram financiados com dinheiro que se originava do comércio de drogas e outras atividades ilegais", disse o chefe da agência antidrogas da ONU.

"Há sinais de que alguns bancos foram resgatados dessa forma", completou Costa.

A revista austríaca informou que o diretor executivo não quis identificar quais os países dos bancos que teriam recebido dinheiro desta forma e nem o valor envolvido nas transações. Ele apenas disse que a Áustria estava no topo da lista, destacou a Profil.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 141 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal