Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/01/2009 - Midiamax Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falsos e-mails em nome da Caixa levam vírus a computadores

Por: Marcelo Eduardo


Mais uma vez, pessoas de má fé utilizam o nome de uma instituição reconhecida para efetuar crimes pela internet. E-mails em nome do banco estatal CEF (Caixa Econômica Federal) estão sendo enviados para solicitar senhas.
Até mesmo a logomarca do banco aparece no conteúdo. Tudo parece tratar-se de algo verídico. Há uma solicitação para o cliente digitar dados pessoais pois, ou há erro de informação ou problemas com o cadastro de cliente.

A Caixa é taxativa. Não envia e-mails solicitando qualquer tipo de informação para o cliente. Em seu site oficial (www.caixa.gov.br) informa, no link sobre “Dicas que garantem a sua segurança”:

“A CAIXA não solicita por e-mail a alteração de senhas ou assinaturas eletrônicas. Suspeite imediatamente de qualquer e-mail ou link que o leve a páginas que peçam senhas, número de conta ou outras informações confidenciais;

Não abra e-mails de origem desconhecida. Há diversas mensagens, com conteúdo e remetentes aparentemente verídicos, que convidam ou induzem você a baixar algum formulário, instalar programa, protetor de tela ou acessar páginas que não correspondem ao site oficial da empresa citada nelas. Essas mensagens podem conter vírus ou instalar programas de captura de dados particulares;

Não abra ou execute programas ou arquivos anexados, mesmo que sejam de pessoas de sua confiança. Muitas vezes os remetentes são vítimas da ação de algum vírus, sem sequer tomar conhecimento disso. Para se prevenir, verifique os programas ou arquivos com um antivírus atualizado;

Não envie e peça aos seus amigos que não mandem para você mensagens de e-mail contendo ‘spam’. Essas mensagens são muito utilizadas para a propagação de vírus e cavalos de tróia. É muito fácil reconhecê-las. Seu conteúdo vem com facilidades promocionais, propaganda enganosa, curiosidades, mensagens de amizade, entre outros títulos, e sempre orientam você a enviá-las a dez ou mais amigos para que algo de bom lhe aconteça.

Caso outras pessoas em sua casa utilizem o computador, faça com que tomem conhecimento das orientações de segurança da CAIXA e as sigam.”

Confira abaixo um dos falsos e-mails enviados a clientes. Este é um e-mail falso. Caso você receba, não acesse nenhum link.

“Prezado Cliente, Foi lançada uma nova correção para o Cadastramento de Computadores, esta correção corrige uma falha de nível crítico do sistema de identificação do cliente, que pode ocasionar perdas de dados e problemas no acesso.

A atualização é simples e rápida, basta clicar no link abaixo e em seguida completar todos os dados que pedirão para efetuar uma atualização completa.. Lembramos que a atualização é em nossos sistemas, seu usuário e senhas devem ser preenchidos de forma correta para não ocasionar o bloqueio de sua conta. [aqui haveria um falso link para o cliente clicar e, no instante em que fizesse isto, seu computador seria infectado por algum vírus ou invadido por alguém querendo burlar seu sistema]

Atenção: Todos os usuários devem se cadastrar e atualizar o Cadastramento de Computadores. Caso a correção não seja realizada, seu computador será bloqueado e o desbloqueio poderá ser realizado nas agências da CAIXA.

Em caso de dúvidas, ligue para o Help Disk CAIXA 0800 726 0104”

Vale lembrar: o texto deste falso e-mail pode parecer verdadeiro, mas a Caixa afirma que jamais envia mensagens eletrônicas a seus clientes para solicitar qualquer tipo de informação pessoal.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 215 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal