Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/01/2009 - Na Hora Online / AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Esquema da pirâmide: uma bola de neve surgida nos anos 20

Por: Carlos Terceiro

'Esquema da pirâmide' que inspirou o administrador de fundos Bernard Madoff também é conhecido como "esquema Ponzi", em referência ao fraudador Carlo Ponzi e se caracteriza por um efeito de bola de neve.

O 'esquema da pirâmide' que inspirou o administrador de fundos Bernard Madoff também é conhecido como "esquema Ponzi", em referência ao fraudador Carlo Ponzi e se caracteriza por um efeito de bola de neve.

Em Boston, no início dos anos 20, Carlo Ponzi, um imigrante italiano, se tornou um milionário com menos de 40 anos em apenas seis meses.

Ele elaborou uma estratégia apoiada na mentira e na confiança dos clientes de sua empresa, a Securities Exhange Company. Ele prometia às pessoas rendimentos de até 40% em 90 dias, quando as contas de poupança ordinárias da época não ofereciam mais de 5%.

Estes lucros seriam obtidos, em teoria, com a compra e a revenda de selos postais internacionais.

O negócio oferecido aos clientes por Ponzi era sumamente simples: uma pessoa no exterior enviava uma carta para os Estados Unidos, incluindo um selo postal comprado segundo as tarifas do país de origem.

A promessa gloriosa era baseada no fato de que a diferença entre as cotações do dólar americano e as divisas estrangeiras daria lucros enormes automáticos.

Entusiasmados com esta perspectiva, os pequenos poupadores entregaram seu dinheiro a Ponzi, que, "em três horas, recebeu um milhão de dólares", segundo o site da SEC, autoridade reguladora do mercado americano.

A fraude funcionou enquanto os investidores não decidiram retirar em massa suas economias, posto que a mentira se manteve pagando alguns clientes com o dinheiro que outros haviam injetado, seguindo o popular princípio de "despir um santo para vestir outro".

"Apesar de alguns investidores terem obtido lucros com o esquema de Ponzi, o que legitimou assim sua montagem, uma investigação mostrou que o fraudador só havia investido 30 dólares para comprar selos postais internacionais", explicou a SEC, que 90 anos mais tarde foi acusada de não ter detectado o "esquema Ponzi" a grande escala de Bernard Madoff.

Ponzi foi desmascarado pela revista Barrons, que revelou que o fraudador não investia em sua própria empresa e que precisaria de seis meses mais de selos postais em circulação para cobrir o conjunto de suas operações.

Os poupadores se precipitavam em vão para recuperar suas economias e Ponzi foi condenado a muitos anos de prisão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 137 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal