Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/01/2009 - pe360graus Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia Federal ensina a identificar golpes através da internet


Os crimes através da internet estão preocupando cada vez mais as autoridades. Para tentar inibir esse tipo de crime, há oito anos a Polícia Federal (PF) investiga hackers, criminosos que tentam invadir computadores e roubar senhas e arquivos sigilosos.

Durante este período a PF fez oito grandes operações e prendeu 200 pessoas envolvidas com esse tipo de prática. A polícia estima que esses criminosos tenham provocado um prejuízo de aproximadamente R$ 200 milhões.

Os hackers mandam e-mails falsos, normalmente com logomarca e nome de bancos e instituições do Governo. As mensagens falam de prêmios e falsas investigações e solicitam que o internauta preencha relatórios informando dados como número da conta bancária e senha. Ao abrir a mensagem a pessoa pode ter seu computador invadido e ser vítima de um golpe.

“O grande problema é que nestas mensagens existe um link que a pessoa acessa e é instalada na maquina um vírus de computador que vai captar todas as informações de senhas e número de conta bancária. Com todas essas informações o hacker pode acessar a conta bancária da pessoa e efetuar saques e empréstimos”, disse o assessor de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro.

Para evitar que mais internautas caiam neste tipo de golpe, a Polícia Federal alerta que nenhuma instituição estadual ou federal envia e-mails com mensagens anexadas em links. A PF também alerta que, ao receber algum e-mail deste tipo, a pessoa deve excluir imediatamente a mensagem da caixa de correio eletrônico e jamais deve fornecer dados pessoais como senhas e números de documento.

“Se a pessoa clicar neste link não deve colocar seus dados bancários nem fornecer senhas, pois corre o risco de ter sua conta bancária invadida por esses criminosos”, alerta Giovani.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 158 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal