Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/01/2009 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Na onda do desemprego, golpistas disparam e-mail com falso currículo

Vítimas da fraude instalam praga que deixa o computador vulnerável. Golpe chamado de phishing scam visa roubo de dados dos internautas.

Golpistas da internet não perderam tempo e já criaram uma estratégia associada à onda de demissões que vem ganhando força – nesta quinta (22), a Microsoft anunciou que vai dispensar 5 mil funcionários. Nesse novo tipo de fraude, que visa instalar arquivos maliciosos nos computadores, eles disparam um e-mail com um falso currículo em anexo.

A mensagem é sucinta: “currículo em anexo”, reforçando a promessa do título (“currículo”). Segundo a empresa de segurança Trend Micro, que identificou o golpe, o internauta que clica no anexo é direcionado para um site malicioso. Lá, inicia automaticamente o download do arquivo curriculo542.zip, que é compactado justamente para confundir os mais desavisados.

Se executar esse arquivo, o usuário instala em seu computador um código malicioso. Essa praga facilita a instalação de outros vírus e também o roubo de informações pessoais dos internautas, como número de cartão de crédito, conta corrente e CPF.

Esse tipo de ameaça é chamada de phishing scam. Com essa estratégia, piratas de computador enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de dados financeiros.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 255 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal