Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/01/2009 - Gazeta de Alagoas Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Certificados de CFC's são controlados pelo Detran

Controle será feito por meio de um aparelho eletrônico instalado nas autoescolas.

A partir do próximo dia 26, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) passará a ter o controle na emissão dos certificados de aulas práticas e teóricas, ministradas pelos 57 Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pela autarquia. O controle será feito por meio de um aparelho eletrônico instalado nas autoescolas. Elas ficarão responsáveis pela captura da digital do candidato.

Segundo Vanessa de Araújo Gonçalves, coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, a modalidade digital de frequência funcionará interligada ao sistema do Detran, que poderá acompanhar a assiduidade dos candidatos e, consequentemente, autorizar ou não a emissão dos certificados ao final dos cursos teóricos e práticos.

A adoção do sistema digital, explica Vanessa Gonçalves, além de garantir que o candidato conclua a carga horária exigida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), irá dificultar manobras fraudulentas, que eram frequentes num passado recente. “Agora, o Detran terá um maior controle sobre os CFCs e poderá evitar a emissão de certificados sem que os candidatos assistam devidamente às aulas”, disse Vanessa.

A empresa Thomas Greg & Sons, credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a confecção das carteiras de habilitação, foi a responsável pelo treinamento de captura de biometria para os donos e diretores de CFCs em Alagoas, realizado nesta segunda-feira, na sede do Detran, no Pontal da Barra. A empresa também será responsável pela entrega do material necessário para a implantação do sistema de biometria.

Fraude

No final do ano passado, o diretor-presidente do Detran, Antônio Sapucaia, denunciou um esquema de falsificação de certificados de exames teóricos expedidos pela autoescola Aliança — uma das sete descredenciadas após o órgão detectar diversas irregularidades —, que pretendia envolver até o nome do próprio diretor-presidente.

Na ocasião, Sapucaia explicou que só tomou conhecimento do esquema quando o dirigente de um dos CFCs descredenciados ameaçou revelar a fraude que pretendia envolver o nome do diretor-presidente do Detran, na tentativa de frear os trabalhos das comissões que apuram irregularidades nos Centros de Formação.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 147 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal