Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/01/2009 - Jornal de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Desvio de 600 mil euros na Misericórdia

Por: Antonio Soares


Durante seis anos, dois funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos terão desviado das contas da instituição cerca de 600 mil euros, segundo a Polícia Judiciária de Braga, que concluiu a investigação do caso.

Segundo o inquérito que a PJ agora terminou e remeteu para o Ministério Público (MP), os alegados desvios de verbas terão ocorrido entre 2001 e 2007, a uma média de quase dez mil euros por mês. Os dois funcionários, um dos quais com responsabilidades no sector administrativo da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, terão retirado do fluxo normal de receitas verbas que encaminhavam para contas de que eram titulares, gastando o dinheiro em seu proveito.

O dinheiro tinha várias procedências, desde donativos a pagamentos vindo das várias valências da instituição, nomeadamente lares de idosos e infantários.

Uma denúncia levou a Polícia Judiciária de Braga a investigar o caso e a efectuar buscas na Santa Casa, tendo apreendido dezenas de documentos contabilísticos. Técnicos das Finanças também participaram na análise dos documentos. As contas bancárias da instituição e dos suspeitos foram também alvo de escrutínio.

Segundo um comunicado divulgado ontem pela PJ, "foram recolhidos elementos que indiciam a apropriação indevida, por parte de dois funcionários da instituição, de cerca de 600.000 €".

Segundo a mesma nota, o inquérito está "relacionado com a prática de diversos crimes de peculato, falsificação de documento e outros conexos, praticados entre 2001 e 2007.

A PJ deu agora por terminadas as investigações no caso e enviou já o inquérito para o Ministério Público junto do tribunal de Barcelos, a quem caberá agora decidir se existem elementos suficientes para que seja deduzida acusação.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 183 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal