Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/01/2009 - Jornal A Tribuna Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cuidado com o “golpe da máquina”

Por: Marcio Costa


Uma nova modalidade de fraude para enganar pessoas desempregadas vem sendo aplicada na Região Carbonífera. Trata-se do golpe da "máquina de encadernar". O equipamento é oferecido por meio de anúncios de empregos publicados em jornais. A propaganda é solicitada às empresas de comunicação por criminosos que se passam por clientes dos classificados. Em menos de uma semana, cinco pessoas foram lesadas.

Falso atendente exige depósito

O golpe funciona primeiramente com a proposta de que as pessoas tenham uma oportunidade de emprego adquirindo o equipamento. No entanto, quando a vítima liga para o telefone do anúncio, um falso atendente pede que a pessoa faça um depósito de R$ 200 em uma conta bancária. O dinheiro seria para garantir a entrega da máquina na casa do interessado. Nenhuma pessoa recebeu o produto.

Uma das vítimas, que mora em Criciúma, contou à reportagem que chegou a comprar duas supostas máquinas de encadernar. Ele afirma que um vizinho também caiu no golpe. "Vi o anúncio e liguei para o número. Fiz um depósito de R$ 400. Até hoje não recebi a máquina. Acredito que mais pessoas tenham caído no golpe", diz. O homem foi orientado a registrar um boletim de ocorrências na delegacia mais próxima.

Outras fraudes comuns

A Associação de Defesa do Consumidor (Adecon) alerta a população sobre outras fraudes, como, por exemplo, o “golpe do contador de energia”. Segundo o presidente do órgão, Gilberto Oenning, os criminosos se apresentam às pessoas como empregados da Celesc e oferecem serviço de vistoria no medidor de energia cobrando uma taxa pela falsa manutenção. Além disso, é preciso ficar atento com o golpe da lista telefônica. Há poucos dias, mais de 15 pessoas caíram na fraude.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 173 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal