Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/01/2009 - O Dia Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Concurso sem fraudes

Por: Maria Mazzei

Fesp e Secretaria de Segurança Pública montam esquema para combater irregularidades em processos seletivos, como o da Saúde no próximo domingo.

Rio - Em uma iniciativa inédita, a Fesp (Fundação Escola de Serviço Público) e a Secretaria Estadual de Segurança Pública montaram uma parceria para combater as fraudes em concursos públicos, principalmente as eletrônicas. No domingo, quando acontecerá o concurso da Secretaria Estadual de Saúde, com quase 78 mil candidatos inscritos, agentes da Subsecretaria de Inteligência estarão nos locais das provas para garantir que as normas de segurança sejam respeitadas por todos.

As provas vão acontecer em dois períodos: das 9h às 12h, para candidatos de Nível Superior, e das 14h às 18h, para Nível Médio. Entre as regras adotadas, estão a utilização de aparelhos de raios X e a proibição o uso de telefone celular no decorrer do exame.

“O objetivo é evitar fraudes que prejudicam quem realmente se preparou para as provas”, disse o delegado Rivaldo Barbosa, subsecretário do setor de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública. A parceria entre a Fesp e a secretaria começou no fim do ano passado, quando ocorreu o concurso para a Secretaria de Educação, com 76 mil inscritos.

A decisão da Fesp de monitorar os concursos partiu, principalmente, depois que outra seleção para o Magistério, em 2007, foi fraudada. Funcionária da organizadora deu exemplar de prova a um candidato. Ele foi pego junto com outro inscrito. “Foi importante buscarmos a Subsecretaria de Inteligência, que demonstrou grande entusiasmo em cooperar”, destacou Claudio Mendonça, presidente da Fesp.

Para tornar a medida mais eficaz, os policiais checaram os examinadores. “A Fesp nos forneceu os dados deles e fizemos um levantamento para saber se os funcionários que estarão aplicando a prova no dia do concurso têm ligação com qualquer candidato. Também verificamos se já foram acusados de envolvimento em fraudes de concurso”, informou o delegado. Nesse caso, o objetivo é evitar que o candidato com algum grau de parentesco com um dos examinadores tenha a prova aplicada por ele.

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO SAI NO DIA 28

Quase 78 mil candidatos vão se reunir no domingo para fazer as provas da Secretaria de Saúde. O exame dos cargos de Nível Superior terá 10 questões de Português, 10 de conhecimentos sobre o SUS e 30 de conhecimentos específicos. Já o exame para as funções de Nível Médio terá 10 perguntas de Português, 10 de conhecimentos sobre o SUS e 20 de conhecimentos específicos.

Cada questão valerá um ponto, e será preciso obter, no mínimo, 20 pontos para Nível Médio e 25 pontos para Nível Superior para ser aprovado. O gabarito preliminar do concurso está previsto para o dia 13 de janeiro. Já o resultado final da seleção deve sair no dia 28 do mesmo mês. A seleção visa ao preenchimento de quase 14 mil oportunidades. Salários foram fixados nos valores de R$ 600 e R$ 1.500.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 253 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal