Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/01/2009 - Convergência Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

2009: um ano para profissionais de segurança


Ainda que as empresas de Tecnologia da Informação (TI) em si estejam vivenciando momentos turbulentos frente à crise econômica mundial, com seguidos anúncios de demissões em massa, os departamentos corporativos de TI, como divulgado pelo IT Careers no final de 2008, não devem enfrentar grandes cortes. Segundo analistas de mercado, os especialistas em segurança da informação têm ainda menos motivos para se preocupar: temas como vulnerabilidades e spam, entre outros, devem continuar em evidência durante 2009.

O spam, que há muito a indústria tenta combater, continuará crescendo e deve se tornar ainda mais malicioso, alheia a alguns triunfos obtidos por órgãos legislativos no Brasil e em mercados externos. Tanto usuários domésticos, quanto os corporativos também deverão se proteger contra malwares sofisticados, desenvolvidos para roubar seus dados confidenciais.

E as vulnerabilidades de internet, que expõem equipamentos conectados à rede mundial, dever"ao ser também muito exploradas à medida que os criminosos enfrentem menor resistência. Com isso, os donos de sites na webterão de ficar alertas, já que as invasões à páginas legítimas cresce dia após dia.

Outra ameaça enumerada por especialistas em segurança está na forma como a atual crise financeira pode perigosamente afetar o cenário de segurança.

As cinco ameaças às quais empresas, usuários domésticos e profissionais de segurança devem ficar atentos este ano, por ordem de importância, são:

Vulnerabilidades de internet
O ano de 2008 teve um dos maiores crescimentos no números de invasões a sites. De acordo com a empresa de segurança Sophos, uma nova vulnerabilidade em páginas de internet foi descoberta a cada 15 segundos.

Anexos em e-mails
Embora os usuários estejam mais alertas em relação à segurança de e-mails, os hackers também buscam continuamente por novos meios de instalar malware nos computadores através de arquivos anexados. Segundo fabricantes de software de segurança, arquivos disfarçados de Word ou PDF, dos quais os usuários desconfiam menos, devem ser utilizados como principais meios neste tipo de ataque.

Spam
Enquanto os usuários clicarem em links dentro de mensagens não solicitadas, não há lei ou regulamentações capazes de impedir a evolução do spam. Em 2009, os spammers organizarão seus botnets de forma mais distribuída para dificultar a sua detecção.

Corte de crédito
A atual crise financeira deve ser explorada por hackers, que se aproveitarão da situação para enviar falsos e-mails, supostamente de bancos oferecendo crédito facilitado. Também existe a possibilidade que engenheiros de software desempregados decidam migrar para o lado negro da tecnologia, segundo prevêem alguns especialistas. Com isso, podemos esperar que telefones celulares e o sistema operacional Macintosh se tornem alvos mais freqüentes dos criminosos.

Malware virtual
A MessageLabs prevê que este novo tipo de malware possa ganhar terreno em 2009. Trata-se de uma ameaça às camadas virtualizadas, que pode rodar diretamente no hardware e passar despercebida pelo sistema operacional.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 237 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal