Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/12/2008 - pe360graus Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bandidos aproveitam o Natal para fazer clonagem de cartão


Nesta época do ano, quando o uso do cartão aumenta, o consumidor deve ficar atento aos riscos de clonagem do seu cartão.

Segundo a polícia, este é um crime muito comum, principalmente em períodos como o Natal, quando o consumo aumenta e o uso dos cartões ficam mais freqüentes.

Na Delegacia de Repressão ao Estelionato, casos de clonagem de cartão de crédito são comuns. De acordo com a polícia, os bandidos usam cada vez mais recursos e tecnologia para praticar os crimes.

A polícia alerta para alguns cuidados que o consumidor deve tomar para evitar cair neste tipo de golpe. Confira as dicas:

Durante as compras:
Sempre acompanhe o vendedor ou garçom até o lugar onde o cartão será utilizado;
Ande com o cartão sempre próximo a você;
No lugar de assinar na parte de trás, escreva que o documento só será aceito com uso da identidade;
Observar se a máquina é mesmo da operadora do cartão;
Tenha atenção redobrada nos postos de gasolina.

Ao utilizar o caixa eletrônico:
Observe se há alguma pessoa por perto e peça para que se afaste;
Não aceite ajuda de desconhecidos, somente de funcionários devidamente identificados com o crachá do banco;
Em caso de retenção do cartão na máquina, nunca abandone o caixa eletrônico e não digite novamente sua senha. Aperte as teclas anula ou cancela e comunique-se imediatamente com o banco;
Se alguém por telefone disser que é funcionário do banco e pedir para você dizer ou digitar sua senha, não o faça em hipótese alguma;
Ao digitar a senha mantenha o corpo próximo à máquina para evitar que outros possam vê-lo ou descobri-lo pelo movimento dos dedos no teclado;
O consumidor não deve receber o envelope de envio do cartão (via correios ou empresa de transporte) caso apresente indício de violação.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 207 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal