Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/12/2008 - JB Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

BA: indiciados 6 prefeitos por fraude de R$ 28 mi


BRASÍLIA - A Polícia Federal indiciou seis prefeitos de municípios baianos suspeitos de integrarem um esquema de fraude em licitações e desvio verbas públicas federais. A investigação culminou com a Operação Vassoura de Bruxa, em foram apreendidos documentos em 30 prefeituras da Bahia, no último dia 12. A PF estima que as fraudes tenham causado um prejuízo de R$ 28 milhões.

O total de indiciados foi de 32 pessoas, entre prefeitos, vereadores e secretários municipais. Todos prestaram depoimento e devem responder pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção passiva e ativa, fraudes a licitações e crimes de responsabilidade de prefeitos.

Os crimes, que teriam ocorrido no período de 2002 a 2008, estariam relacionados ao desvio de recursos públicos enviados aos municípios por pelo menos quatro ministérios: Saúde, Educação, Cidades e Integração Nacional. A apuração das irregularidades se baseou em relatórios da Controladoria Geral da União.

As fraudes ocorreriam por meio de programas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Piso de Atenção Básica (SUS/PAB) e obras com verbas do ministério das Cidades e da Integração Nacional.

A PF informou que, no início da próxima semana todos os computadores, pen-drives, discos rígidos e demais equipamentos de informática apreendidos serão encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal em Salvador para serem submetidos à perícia técnica.

Novos depoimentos devem ser tomados a partir de janeiro de 2009. A PF acredita que, nesta fase, devam ser instaurados, pelo menos, 30 novos inquéritos a partir do procedimento principal, para que as fraudes sejam apuradas em um inquérito para cada município atingido.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 175 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal