Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/12/2008 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Romenas ligadas a rede de falsificação

Por: Rui Pando Gomes e João Mira Godinho

Faro - suspeitas de integrarem grupo que fez furtos em todo o país.

As duas jovens romenas detidas anteontem pela PSP, suspeitas de terem assaltado dezenas de habitações por todo o Algarve e outras regiões do País, eram apoiadas por uma rede de falsificação de passaportes.

As detidas, ao que o CM apurou, apresentaram passaportes falsos da Croácia, o que leva as autoridades a suspeitarem que estas integram uma rede que "fornece documentos falsos a estrangeiros para conseguirem fugir às autoridades". Esta não é primeira vez que são detectadas jovens estrangeiras com documentos falsos de países da ex-Jugoslávia, depois de serem detidas por furtos a residências.

Ontem as duas jovens foram ouvidas pelo juiz da Comarca, no Tribunal de Faro, por estarem em situação irregular em Portugal, uma vez que a Croácia está fora do Espaço Schengen. O CM sabe que as duas têm cadastro por furtos a residências em vários pontos do Algarve e também no resto do País.

Segundo fonte policial, o modus operandi é semelhante em centenas de queixas: "abriam as portas com utensílios moldáveis, como cartões, ou usavam pés de cabra". Procuravam ouro, jóias e outros objectos valiosos. Ao mesmo tempo, aproveitavam para se abastecerem de comida e bebidas.

Anteontem à tarde, quando a PSP foi alertada para um furto numa residência na cidade de Faro, encontrou as duas jovens à saída do prédio assaltado. Tinham na sua posse os referidos objectos moldáveis para entrarem nas casas e faziam-se transportar num carro de matrícula espanhola.

As autoridades continuam a recolher indícios que provem as suspeitas que recaem nas duas jovens.

PORMENORES

CHOCOLATE E SUMO

O assalto a uma habitação na Urbanização de Santo António do Alto, lote C, é mais um que a PSP suspeita ter sido praticado pelo grupo a que as romenas pertencem. "Levaram dinheiro, jóias e até comeram chocolates e beberam sumo", contou ao CM Sandra Muller, a proprietária da casa furtada.

AVISOS DA PSP

A PSP está a sensibilizar os habitantes de Faro para que fechem sempre as portas com os trincos. Para informar as pessoas, esta força policial está a colocar avisos à entrada dos prédios e habitações, prevenindo para furtos.

MEDIDAS DE COACÇÃO

Até ao fecho desta edição não eram conhecidas as medidas de coacção. Continuavam a ser ouvidas por um juiz da Comarca. Face às provas apresentadas pelos crimes de falsificação e furto, o MP terá pedido prisão preventiva.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 208 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal