Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/12/2008 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fundador da Parmalat é condenado a 10 anos de prisão

Por: Danielle Chaves


Milão, Itália - Juízes de Milão, na Itália, condenaram o fundador da Parmalat, Calisto Tanzi, a 10 anos de prisão, no primeiro veredicto emitido depois que a empresa de laticínios italiana faliu, há cinco anos, na maior falência corporativa da Europa. Tanzi estava entre os oito ex-executivos e banqueiros em julgamento em Milão acusados de manipular o mercado, enganar os órgãos reguladores do mercado de ações e fornecer falsas informações sobre a contabilidade da empresa.
Todos os outros acusados - incluindo três ex-executivos do Bank of America - foram absolvidos. Os juízes rejeitaram a estratégia de defesa de Tanzi, que afirmava que os bancos tiveram um papel fundamental na falência da Parmalat.

A empresa italiana entrou em colapso em 2003, com 14 bilhões de euros em dívida após uma ampla fraude. A nova Parmalat - uma companhia renovada que foi relistada na Bolsa de Milão em 2005 - tem pedido reparações de danos em dezenas de casos contra banqueiros e auditores na Itália.

Centenas de investidores têm acumulado ações da Parmalat na esperança de obter dividendos de bilhões de euros em danos dos ex-credores do grupo. No entanto, a companhia sofreu um duro revés em outubro deste ano, quando um júri dos Estados Unidos rejeitou suas queixas por danos causados pelo Citigroup e aceitou a defesa do banco norte-americano, ordenando que a Parmalat pagasse a ele US$ 364 milhões.

A derrota legal diminuiu as esperanças de que a Parmalat vença um processo semelhante contra o Bank of America, que deverá ser julgado no segundo semestre de 2009. As informações são da Dow Jones.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 182 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal