Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/12/2008 - Agência Financeira Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ofertas de emprego falsas: aproveitam crise para espalhar vírus


Malware é a principal ameaça para 2009

A crise financeira (e agora económica) deverá causar um aumento de vírus informáticos. As falsas ofertas de emprego serão a arma dos piratas informáticos e das fraudes.

O laboratório da Panda Security detectou tantas amostras de malware entre Janeiro e Agosto de 2008 como nos 17 anos anteriores. Por isso, prevê um aumento contínuo no volume de malware (vírus, worms e trojans) em circulação no próximo ano.

Os banker trojans e os antivírus falsos serão os tipos de malware mais frequentes, já que são desenvolvidos para roubar palavras-chave de acesso a serviços bancários e números de conta.

Já os falsos antivírus fazem passar-se por produtos legítimos para convencerem os utilizadores de que foram infectados por códigos maliciosos. As vítimas são assim levadas a adquirir a solução falsa para remover as supostas infecções.

Crise vai trazer «um aumento do malware»

Quanto a métodos de distribuição de malware, o PandaLabs prevê um aumento na utilização de redes sociais, não apenas por worms tentando propagar-se de um utilizador para outro, como também por códigos maliciosos desenvolvidos para executar acções mais perigosas como o roubo de dados confidenciais.

Segundo a empresa, «o número de variantes de malware criadas para as plataformas Mac ou Linux também crescerá em 2009, embora representem uma percentagem muito reduzida comparativamente ao número total de ameaças».

Prevê-se ainda que o malware em 2009 se torne «mais sofisticado e difícil de detectar». Haverá ainda «um aumento dos ataques baseados na Web e através de redes sociais, que permitirão mais infecções silenciosas», afirma o Director Técnico do PandaLabs, Luis Corrons.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 264 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal