Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/12/2008 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

A bolha dos ricos

Por: Armando Esteves Pereira


Bernard Madoff era um homem influente e respeitado em Wall Street. Tão respeitado que foi presidente da Bolsa Nasdaq. Este homem, que era frequentemente solicitado para dar pareceres técnicos à mais poderosa polícia de Bolsa do Mundo, a SEC, é o protagonista da maior fraude financeira mundial (50 mil milhões de dólares, quase 40 mil milhões de euros, ou seja, cerca de um quarto da riqueza produzida em Portugal durante um ano).

Este respeitado financeiro geria um esquema de pirâmide, uma espécie sofisticada de jogo da bolha para milionários. Madoff pagava os juros aos antigos clientes graças ao capital injectado pelos novos subscritores dos seus fundos. E clientes não faltavam, desde os multimilionários americanos, como o cineasta Steven Spielberg, aos grandes bancos mundiais.

Há portugueses que, sem saber, compraram títulos com risco igual aos da Dona Branca. E grandes instituições mundiais colocaram produtos junto dos seus clientes sem acautelarem os riscos. As autoridades de supervisão falharam escandalosamente. As auditorias dos bancos também não revelaram sinais de alerta.

A bolha da economia especulativa rebentou e agora descobre-se que era tudo ficção. Bem engendrada e ajudada pela cegueira das autoridades.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 166 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal