Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/12/2008 - Diário de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Apanhados 369 mil dólares falsos

Por: Alfredo Teixeira e Luís Costa Carvalho

Porto. Este foi um dos anos com maiores apreensões: mais de 17 mil notas de euro contrafeitas. Três redes criminosas foram desfeitas.

A Directoria do Porto da Polícia Judiciária (PJ) fecha o ano com um número de apreensões de moeda falsa quase recorde. No total foram detectadas 17 772 notas (de euro) num valor muito superior a um milhão de euros. Títulos de Tesouro Norte Americanos são também um dos alvos preferidos dos falsificadores e o montante do valor dos que foram apreendidos ascende a seis milhões de dólares. Ontem, a PJ anunciou a detenção de mais dois indivíduos encontrados na posse de uma grande quantidade de dólares.

"A secção de moeda falsa está de parabéns e tem realizado um trabalho que se tem notado a nível nacional muito devido ao seu grande espírito de corpo", afirmou o director da PJ do Porto, Baptista Romão, na apresentação de mais uma apreensão. Os dois homens, um empresário e um serralheiro, de 58 e 50 anos, respectivamente, foram apanhados em flagrante delito quando tentavam vender as notas falsas de dólar na região do Grande Porto. Foram apreendidas 3648 notas de 100 dólares e 230 notas de 20 dólares, contrafacções distintas e até ao momento ainda não classificadas. O primeiro grupo de notas foi fabricado através de impressão offset, enquanto para o segundo recorreu-se à digitalização da imagem. De acordo com Rui Nunes, coordenador de Investigação Criminal, este processo não está concluído e as autoridades pensam "chegar a outras situações relacionadas" com os detidos. Desde o seu fabrico até ao seu destino final - serem vendidas em África ou na América Latina -, as notas passaram por vários intermediários.

Os dois homens detidos não possuíam antecedentes criminais na área da contrafacção. No momento da detenção, um deles tinha na sua posse uma pistola de calibre 6.35 milímetros, devidamente municiada. Ambos já foram presentes a um juiz de instrução criminal para primeiro interrogatório e ao empresário foi-lhe aplicada a medida de coacção de obrigação de permanência na habitação. Quanto ao serralheiro, terá de fazer apresentações periodicas no posto policial da área da sua residência.

Baptista Romão considera que, nos últimos anos, a PJ tem estado atenta a este tipo de crime, que aumentou bastante. E, se em anos anteriores a investigação da polícia foi meritória, em 2008 "fez um trabalho significativo". O responsável pela directoria do Porto da PJ relembra que foram desmanteladas três redes organizadas de contrafacção de moeda, responsáveis por mais de duas mil situações de passagem de moeda falsa, tendo sido ainda apreendido diverso equipamento utilizado nesta actividade criminosa.

As mais falsificadas são as notas de 20 euros. Uma das redes desmanteladas dedicava-se só a isso e, apesar de os cabecilhas actuarem no Grande Porto, tinha ramificações em todo o País. O facto de muitas destas pessoas trabalharem com agentes estrangeiros e utilizarem equipamento para a contrafacção cada vez mais sofisticado leva a que a polícia prometa um cada vez maior combate ao crime.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 182 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal