Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/12/2008 - cidadeverde.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

UFPI coleta digitais de alunos para evitar fraudes futuras

Por: Caroline Oliveira

Vestibular: Objetivo é saber se a pessoa que prestou vestibular é a mesma que está cursando à Universidade.

Uma das novidades nos mecanismos de segurança adotada pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) neste Vestibular é a coleta de digitais dos alunos, para verificação futura.

Segundo o presidente da Copove (Comissão Permanente do Vestibular), professor Saulo Brandão, as digitais dos candidatos estão sendo coletadas e ao passar no concurso e começar a freqüentar a Universidade, o aluno terá sua digital coleta novamente, para ser feita uma comparação.

“Nós vamos recoletar a digital e comparar com a feita durante o vestibular, para saber o candidato que participou do concurso é o mesmo que está cursando”, explicou o professor.

Caso seja detectada a fraude, o aluno pode ser expulso da Ufpi ou ter o diploma cassado e ainda ser processado por falsidade ideológica, declarou Saulo Brandão.

“Não vamos dizer em que momento vamos fazer a coleta, nem durante o vestibular, nem durante o curso, mas se for constatada a irregularidade, mesmo depois de formado o aluno pode ter o diploma cassado”, destacou o presidente da Copeve.

Abstenções no 1º Dia:

Ainda sem um dado preciso, o professor afirma que houve uma abstenção de cerca de 7% dos alunos. “Constatamos cerca de 7% de manhã cedo, mas é número ainda pouco representativo, já que não fizemos uma projeção ampla”, explicou Saulo.

Em Teresina, 31.9728 candidatos estão inscritos para o primeiro dia de PSIU, entre alunos da Primeira Etapa (alunos do 1º ano do Ensino Médio) e do PSIU Geral em 97 pólos de aplicação das provas. Em todo o Piauí, são cerca de 45 mil candidatos em 62 pólos (incluindo a capital)

No primeiro dia de vestibular o professor afirma que as ocorrências são as “normais”, pessoas atrasadas ou sem documentação. Ele enfatiza que o documento de identificação é obrigatório, mesmo sendo menores. “Não tem idade para tirar a carteira de identidade. Eles estão participando de um concurso público e é obrigatória a apresentação do documento”, destacou.

Gabarito

Segundo Saulo, o gabarito será divulgado a partir das 15 horas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 183 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal