Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/12/2008 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude nos EUA causa perdas na europa e japão


Alguns dos mais poderosos investidores do mundo perderam dinheiro com o esquema fraudulento do ex-presidente da bolsa eletrônica Nasdaq Bernard Madoff. A informação foi divulgada ontem pelo Wall Street Journal. O lendário gestor de fundos, de 70 anos, foi preso quinta-feira em Manhattan pelo FBI, a Polícia Federal americana.

Madoff, que criou em 1960 o Bernard L. Madoff Investment Securities LLC, um fundo hedge (categoria mais arriscada do mercado), é acusado pela Justiça americana de ter acumulado US$ 50 bilhões em perdas fraudulentas. O esquema pelo qual operava, conhecido como Ponzi, era um tipo de pirâmide financeira. Se o valor for confirmado, a fraude será a maior da história do mercado financeiro dos Estados Unidos.

Segundo o WSJ, as vítimas de Madoff vão de Tóquio até alguns países europeus. O diário informou, citando fontes anônimas, que o banco francês BNP Paribas, o japonês Nomura e o Neue Private Bank, com sede em Zurique, estariam entre os afetados. Ainda segundo o WSJ, muitas carteiras de fundos de risco sofreram perdas.

Entre os principais investidores pessoas físicas estariam o dono da equipe de beisebol Mets (de Nova York), Fred Wilpon, e o ex-proprietário da equipe de futebol americano Eagles (Filadélfia) Norman Braman.

A imprensa espanhola informou que o Banco Santander (que no Brasil controla o grupo Santander Real) também teria perdido dinheiro em decorrência da fraude. O banco, segundo agências internacionais, não se pronunciou a respeito. Por ora, não há informações de que brasileiros tenham tido prejuízo com os negócios.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 198 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal