Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/12/2008 - Repórter Diário Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Rio ganha laboratório contra lavagem de dinheiro


O Ministério da Justiça assinou nesta sexta-feira (12/12) convênio com o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro para a montagem de um Laboratório de Tecnologia de Combate Lavagem de Dinheiro. É o segundo acordo para montagem desse tipo de sistema no estado, que também terá um laboratório controlado pela Polícia Civil.

O secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, disse que serão investidos R$ 2,5 milhões no sistema, que deve entrar em plena operação a partir de março do próximo ano.

Composto por diversos computadores que vão integrar bancos de dados de várias origens, o sistema vai possibilitar levantar e processar informações de forma mais rápida sobre a movimentação financeira do crime organizado.

Um serviço que levaria cinco ou seis anos para examinar documentos, feito por 20 pessoas especialistas em contabilidade, poderá ser executado em poucos meses, com apenas quatro ou cinco pessoas, comparou Tuma Júnior.

Segundo ele, o objetivo é atingir as quadrilhas no ponto em que elas são mais frágeis, o dinheiro. É um recurso muito importante para combater a lavagem de dinheiro e a corrupção. As organizações criminosas vivem hoje como uma empresa. Não adianta só prender e processar as pessoas, porque elas são facilmente repostas. Então, é preciso cortar o fluxo financeiro, afirmou.

Até o próximo ano, Tuma Júnior espera implantar oito laboratórios de combate lavagem de dinheiro no país, em um investimento total de R$ 20 milhões, liberados no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

Hoje o crime organizado é transversal no estado, infiltrado em todos os poderes. Mas esperamos, num curto espaço de tempo, sufocar as organizações criminosas, disse o secretário. (AB)

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 157 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal