Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/12/2008 - Portal Amazônia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Empresas fantasmas "esquentam" madeira no Pará


BELÉM - Uma fiscalização do Ibama realizada no município de Novo Repartimento, no Pará, desmontou um esquema de falsificação de documentos para legalização de madeira. Foram descobertas 14 empresas fantasmas que não tinham sede e serviam para emitir notas fiscais e guias florestais – documentos utilizados para transportar e vender madeira.

Segundo o fiscal Norberto Souza, que coordenou a operação, o esquema permitia que madeira retirada ilegalmente da floresta passasse pela fiscalização sem ser percebida. “Se a gente encontrar um caminhão [dessas empresas] carregado de madeira, ele vai passar pela fiscalização”, relata.

De acordo com Souza, os principais destinos da madeira eram o Sudeste brasileiro e o exterior, onde eram vendidas com todos os documentos exigidos. Ele alerta que o esquema pode ser muito maior. “Isso é só em uma região que visitamos. Tem outras.”

Ninguém foi preso durante a operação, que durou 40 dias e terminou no último dia 6. O fiscal do Ibama afirma que o órgão está pedindo à Receita Federal o cancelamento do CNPJ das empresas e alertando prefeituras locais para que tenham mais rígidez no momento de emitir alvarás de funcionamento. O instituto também notificará a Secretaria de Meio Ambiente do Pará, responsável por emitir a documentação de transporte e comercialização de madeira, para que verifique o caso.

Além de descobrir empresas fantasmas, a operação do Ibama em Novo Repartimento também embargou 12 serrarias que não tinham licença ambiental, apreendeu 12 mil metros cúbicos de madeira e aplicou mais de R$ 17 milhões em multas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 157 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal