Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/12/2008 - Jornal A Voz da Cidade Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia prende suspeito de estelionato

Golpista preso tem 13 anotações criminais e dois mandados de prisão em aberto.

A Polícia Civil prendeu um suspeito de aplicar golpes em Barra Mansa. O estelionatário foi pego em flagrante no momento em que tentava enganar uma mulher no bairro Estamparia. Dois comparsas dele conseguiram fugir.

A dona-de-casa Maria Geralda contou na delegacia que transitava pela Avenida Ary Fontenelle, na Estamparia, por volta das 15h30min, quando foi abordada por um homem se dizendo perdido, pois ele morava em Pinheiral e não sabia encontrar um endereço.
A vítima, desconfiada, disse que desconhecia a rua que ele procurava, mas minutos depois chegou outra pessoa. Nesse momento, os dois estelionatários tentaram convencer a mulher a aceitar uma recompensa, mais precisamente um bilhete premiado, pois estavam sem documentos para receber tal prêmio. Os golpistas insistiram em ficar com a bolsa da vítima e em troca queriam apenas R$ 2 mil do prêmio.

A mulher, muito assustada, argumentou que estava com pressa e tentou ir embora, quando os dois tentaram segurá-la pela bolsa, numa tentativa de colocá-la em um Vectra vermelho onde estaria um terceiro comparsa. Uma pessoa que observava a situação achou tudo muito estranho e acionou a polícia.

O inspetor da Polícia Civil Couto chegou ao local alguns minutos depois de receber a denúncia. Na rua, flagrou dois homens em atitude suspeita e na abordagem ele conseguiu deter Landoaldo Guimarães Magno, 50 anos, mas o outro comparsa e um suspeito que estava no veículo conseguiram fugir.

A vítima relatou os fatos ao inspetor Couto que acionou outros policiais civis da 90ª Delegacia de Polícia e deu voz de prisão ao golpista que foi encaminhado para a delegacia.

Na delegacia, a polícia descobriu que Landoaldo tem uma extensa ficha criminal. Responde a 13 processos na Justiça que envolvem crimes de furto, roubo e estelionato, e ainda existem mais oito inquéritos criminais em procedimento contra ele. Havia também dois mandados de prisão em aberto, por furto qualificado, expedido pela 9ª Vara Criminal de São Paulo, e por roubo, da 1ª Vara Criminal de Santos.

De acordo com o delegado titular da 90ª DP, Marcus Henrique de Oliveira Alves, os indícios são de que Landoaldo e seus comparsas vinham de São Paulo para aplicar golpes em cidades do interior. “Esses estelionatários vêm de São Paulo, passando pelas cidades do interior, com o intuito de ludibriar as pessoas de boa fé. Temos informações de que não é a primeira vez que Landoaldo aplica golpes no município, pelo mesmo modus operandi. Outras vítimas já teriam descrito as características físicas dele, em outros registros de estelionato”, afirma o delegado, acrescentando que qualquer pessoa que tiver sido vítima do suspeito deve procurar a 90ª DP para que o golpista seja processado pelo crime.

Alerta
O comandante da 2ª Companhia do 28º Batalhão da Polícia Militar, capitão Rodrigues, faz uma alerta à população sobre os golpes aplicados no Centro e em bairros da cidade. Segundo ele, o Posto de Policiamento instalado na Praça da Matriz já recebeu quatro denúncias desse tipo. Para o comandante, a chegada das festividades de final de ano é propícia para a prática de estelionato. “No final do ano, as pessoas saem para fazer as compras e muitos receberam o 13º salário, então, há uma circulação maior de dinheiro na praça e os marginais estão de olho nisso”, observa.
O comandante afirma que a melhor forma de prevenir esses crimes é não se seduzir pelo dinheiro fácil. “Ninguém dá nada a ninguém no meio da rua; essa história de bilhete premiado é uma enganação, tanto que os golpistas procuram sempre os idosos ou mulheres grávidas indefesas. Então, se você tem um parente idoso que vem ao Centro da cidade para receber algum benefício ou fazer outra coisa, o ideal é que você o acompanhe ou o oriente a não conversar ou aceitar nada de pessoas estranhas”, comenta o comandante.

O capitão Rodrigues acrescenta ainda que o posto colocado no Centro está à disposição da sociedade para dar maior agilidade e rapidez ao atendimento das ocorrências, além de levar segurança à população. “Recentemente atendemos um falso alarme nas agências dos Correios, a viatura da PM não demorou nem 25 segundos para chegar ao local”, lembra o capitão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 423 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal