Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/12/2008 - Rádio Grande FM / Invertia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bento XVI pede o fim dos paraísos fiscais


A Santa Sé divulgou artigo do papa Bento XVI pedindo o fim dos paraísos fiscais como um "primeiro passo" para restaurar a saúde da economia mundial, informou o diário britânico The Guardian.

No documento, o Papa coloca a culpa da crise financeira internacional nos "centros offshore", muitos deles, como as Ilhas do Canal, protetorados britânicos, que seriam uma das fontes da pobreza mundial.

"Elas dão suporte a práticas financeiras e econômicas imprudentes, e desempenham importante papel nas desigualdades sociais, permitindo um gigantesco fluxo de capital que muitas vezes tem relação com lavagem de dinheiro ilegal", afirmou o documento.

No texto, o Vaticano argumenta que os paraísos fiscais, usados pelos bancos para escapar à fiscalização dos órgãos financeiros internacionais, facilita a transferência de recursos "e nações empobrecidas para o mundo rico".

O Banco do Vaticano foi uma das poucas instituições financeiras não afetadas pela crise financeira internacional, por ter mantido a maior parte de seus ativos seguramente aplicada em títulos de dívida pública de diversos países, menos rentáveis, porém menos vulneráveis às turbulências do mercado financeiro.

O ataque papal aos paraísos fiscais reflete uma tendência mundial. O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, já avisou que pretende eliminar brechas legais que permitem aos americanos evitar o pagamento de mais de US$ 100 bi em impostos todo o ano, graças a operações financeiras nos paraísos fiscais.

O ministro da Fazenda britânico, Alistair Darling, anunciou que o governo irá revisar as leis financeiras aplicadas aos paraísos fiscais sob sua jurisdição.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 159 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal