Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/12/2008 - Midiamax Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

'Vítimas' de golpe do diploma não reclamam

Por: Osvaldo Júnior


Quem nunca passou pelo banco de uma universidade e nem precisou atravessar noites estudando para o vestibular pode ter um diploma de curso superior em poucos dias e sem nenhum esforço. É o que garantem diversos anúncios, que circulam pela Internet e chegam aos “clientes” através de e-mails, páginas e sites de relacionamentos. A ilusão de facilidade, no entanto, pode se tornar uma dura realidade de prejuízos financeiros e transtornos com a Justiça. “Na maioria dos casos não há uma relação de consumo, mas sim estelionato”, avisa o delegado Adriano Garcia Geraldo da Decon (Delegacia do Consumidor) de Campo Grande.

O delegado explica que cada caso deve ser analisado com cuidado, mas, em tese, quem compra e quem vende diplomas incorre nos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso. Outro complicador é que, na maior parte das situações, as ofertas de diplomas são ações de estelionatários. Para ludibriar os “clientes”, os golpistas propagam as vantagens de as pessoas terem diplomas, garantem sigilo na transação e reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

“Em geral, os estelionatários pedem parte do pagamento adiantado”, afirma o delegado. A pessoa paga e não recebe o sonhado diploma. No entanto, não registra queixa na polícia, pois tem consciência de que também tem parte na irregularidade. “A pessoa lesada sabe que não tem direito de reclamar, porque cometeu um erro”, diz Adriano Garcia.

A forte possibilidade de não-reação por parte das pessoas prejudicadas torna esse tipo de golpe muito eficiente e faz com que se propague pela Internet. “Para o estelionatário é muito fácil continuar aplicando o golpe”, afirma o delegado. A grandeza da facilidade do golpe pode ser dimensionada pela quantidade de ofertas.

Facilidades

“Se você entrou em nossa pagina é porque ainda não concluiu o ensino Fundamental, Médio ou até mesmo o ensino Superior” (sic). Essa é a primeira frase que o internauta encontra no site http://www.ejadistancia.com.br, o qual oferece diplomas de todos os níveis sem a necessidade de passar por quaisquer provas ou exames.

“Como faço para adquirir o meu diploma? Basta preencher o formulário ou entrar em contato através do e-mail”. Esta é a primeira questão do item “dúvidas freqüentes” do site http://www.ejadistancia.com.br que oferece diplomas de todos os níveis sem a necessidade de passar por quaisquer provas ou exames. “E hoje em dia o diploma é essencial para ajudar a caminhar na vida, tanto para prosseguir nos seus estudos, como para melhorar sua posição em seu posto de trabalho. Se você está em busca de seu diploma você chegou no lugar certo, por isto seja bem vindo a nossa página e conte conosco para tirar duvidas adicionais” (sic), promete o site.

No item “dúvidas freqüentes”, aparece a seguinte questão: “Como faço para adquirir o meu diploma?”. A resposta: “Basta preencher o formulário ou entrar em contato através do e-mail”. Pronto: o formulário e o pagamento já asseguram o recebimento do diploma. Advogados, médicos, jornalistas, psicólogos, historiadores... podem surgir através desse rápido trâmite.

Além de sonhos, o grupo busca suscitar, no candidato a portador de diploma, sentimento de segurança quanto ao “serviço”. Há a seguinte questão: “As escolas que vocês trabalham são reconhecidas pelo MEC?”, acompanhada da resposta: “Todas as escolas que trabalhamos são escola de ensino a distancia, portanto reconhecidas pela secretaria estadual de educação e MEC” (sic).

Orkut e e-mails

No site de relacionamento Orkut pode ser encontrado anúncios como o seguinte: “Garanta seu Diploma em poucos Dias, gastando pouco dinheiro e tempo!!! entre em contatowww.diplomanamao.com.br, Diplomas do Nível Fundamental Nível Médio. Eu e várias amigas conseguimos o Diploma primeiro e segundo grau em pouco tempo. E estamos em uma Faculdade convencional” (sic).

O assédio também ocorre por e-mail, como o seguinte: “Diploma Universitário, ensino médio em apenas 10 dias!!! Diplomas universitário de quase todas as graduações e faculdades de quase todo Brasil, tudo no mais absoluto sigilo, todos reconhecidos e registrados. Temos as mais variadas graduações (Administração, Engenharia, Direito, Turismo etc...). Enviamos para todo Brasil, maiores informações escrevam e solicitopaem maiores informações extradippi@gmail.com” (sic). No pé desse e-mail, consta a seguinte observação: "Esta mensagem não será enviada novamente".

R$2.400 por diploma de Direito

Em agosto deste ano, o Midiamax denunciou, em reportagem, um grupo que agia no comércio de diplomas. A reportagem simulou a aquisição de um diploma de Direito. O “produto” seria vendido por R$ 2.400, com pagamento adiantado da metade do valor. Em dez dias, o diploma seria entregue. “É só mandar todos os dados juntamente com o depósito de 50% do valor”, disse o responsável pelo comércio.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 319 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal