Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/12/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpe na internet oferece vídeo 'exclusivo' sobre enchente em SC

Internauta pode infectar o computador quando clica para ver as imagens. Objetivo dos golpistas é roubar informações sigilosas, como senhas.

Depois de disparar e-mails pedindo doações para as vítimas das enchentes em Santa Catarina, golpistas adotaram uma nova estratégia para lucrar em cima dessa situação. Eles criaram mensagens que oferecem um “vídeo exclusivo de Santa Catarina” - em vez de exibir as imagens, no entanto, o e-mail tenta infectar computadores para roubar dados.

“Com o intuito de ludibriar o usuário, a mensagem contém um número de telefone para doações, além de um link com um vídeo da catástrofe. Essa URL maliciosa leva o usuário a baixar um cavalo de tróia”, alerta a empresa Websense, que identificou o e-mail fraudulento.

Esse tipo de software malicioso, também chamado de trojan, permite que pessoas mal-intencionadas controlem remotamente a máquina infectada e roube informações sigilosas, como senhas de acesso a serviços on-line. Nesse caso específico, uma das pragas instaladas no PC rouba a senha do comunicador instantâneo MSN Live Messenger.

A fraude conhecida como phishing scam - usada nesse caso de Santa Catarina - é baseada no envio de e-mails ou divulgação de links na web sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Quando aceitam a sugestão, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores involuntariamente com programas maliciosos. Geralmente, essas pragas instaladas na máquina têm como objetivo roubar informações pessoais dos usuários de internet.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 249 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal