Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/12/2008 - IDG Now! Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

IPDI: prejuízo com fraudes em bankline caiu mais de 50% em dois anos

Por: Lygia de Luca


São Paulo - Estimativas mostram perdas em fraudes nos bancos online caíram de R$ 300 mi para R$ 130 mi. Prejuízo com cartões aumentou.

Em dois anos, o total de perdas com fraudes relacionadas a internet banking caiu mais de 50%, de 300 milhões de reais em 2006 para cerca de 130 milhões de reais em 2008, segundo estimativas do Instituto de Peritos em Tecnologias Digitais (IPDI).

Os números começaram a estabilizar entre 2005 e 2006, que tiveram média igual de 300 milhões de reais perdidos com fraudes em banklines, mostram as estimativas.

Segundo o diretor do IPDI, Otávio Artur, o instituto estima queda de 40% em 2007. Ali, as fraudes somavam cerca de 180 milhões perdidos. Já em 2008, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o prejuízo caiu 27,5%, totalizando a estimativa de 130 milhões de reais.

As ameaças voltadas a internet banking caíram imensamente devido ao “aumento da segurança e consciência dos usuários”, explica Artur. Por outro lado, foi observada pelo instituto uma tendência na migração de ataques para os cartões de crédito e débito - uso presencial e online.

Em 2007, o prejuízo com cartões em geral somou 270 milhões e subiu para 370 milhões em 2008. A conta é feita com base na soma das perdas estimadas pelo IPDI em ambos os canais - que chegaram a 450 milhões de reais em 2007 e 500 milhões de reais em 2008.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 240 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal